12/04/2022
Crescimento decorreu da mudança nos hábitos de compras na
pandemia
As reclamações relacionadas a compras online registradas no
Procon-SP no ano de 2021 cresceram 536% em comparação a 2019 – último ano antes
do início da pandemia de covid-19. Foram 498.877 queixas em 2021 contra 301.672
em 2020, e 78.419 em 2019. Os dados, divulgados hoje (11), são do Procon-SP.
De acordo com a fundação, o crescimento das reclamações
decorreu da pandemia de covid-19 e à mudança nos hábitos de compra. “Essa
elevação, que tem nos preocupado, ocorreu em razão da pandemia, um contexto em
que os estabelecimentos comerciais tiveram que ser fechados do dia para noite e
não estavam preparados para fazer um atendimento de modo virtual”, disse o
diretor executivo do Procon-SP, Guilherme Farid.
As principais queixas dos consumidores são referentes a atrasos
ou não entregas dos produtos; seguido de cobranças indevidas. O Procon-SP
destacou ainda relatos de vendas feitas por sites falsos ou perfis de redes
sociais falsos.
“Como medida de proteção ao consumidor e a fim de garantir
que ele tenha onde reclamar caso tenha um problema, o Procon-SP criou o selo
Empresa Verificada. A ferramenta certifica que a empresa é cadastrada no
Sistema Procon-SP Digital, plataforma em que é possível fazer reclamações,
denúncias e tirar dúvidas”, ressaltou a fundação, em comunicado.
A recomendação do Procon-SP é que a compra seja feita de
empresas que estão cadastradas no sistema, ou seja, aquelas que
disponibilizaram os seus dados ao órgão de defesa e assinaram o cadastro com o
certificado digital.
Fonte e Foto: Agência Brasil
UGT - União Geral dos Trabalhadores