Sindicato dos Comerciários de SP lançam Comitê do Imigrante com proposta da criação de uma linha de crédito exclusiva

31/03/2022

Com a presença de diversos representantes de consulados e sob a coordenação de Isabel Kausz, diretora do Departamento da Mulher do Sindicato dos Comerciários, na tarde desta quinta-feira (31) aconteceu o evento Conecta Mulheres Imigrantes.

No evento, que ocorreu na sede do Secretariado Nacional Dos Trabalhadores No Comercio E Serviços  (SENTRACOS), na região central de São Paulo, aconteceu o lançamento do Comitê do Imigrante do Sindicato dos Comerciários de SP, que visa centralizar ações voltadas a população imigrante, principalmente no que se refere o apoio ao empreendedorismo. “Esse comitê será o elo com empresas financiadoras para criar algo diferenciado para os (as) imigrantes”, explicou Isabel Kausz.

Isabel reforçou a necessidade de fazer a diferença para homens e mulheres que deixaram suas pátrias para viver no Brasil, que atualmente é 1,3 milhões de imigrantes em todo o país.

Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e do Sindicato dos Comerciários de SP participou do evento e destacou a importância da sua realização, principalmente porque busca a criação de uma linha de crédito exclusiva e diferenciada para imigrantes. “Nós queremos construir um Brasil que dê a inclusão social e a capacitação”.

O líder ugetista ressaltou que São Paulo é uma cidade que abraça todos e todas com amor. “Eu sou descendente de árabes, temos aqui pessoas de várias nacionalidades, mas temos também pessoas de todo o Brasil, como José Gonzaga da Cruz, vice-presidente do Sindicato dos Comerciários, que é do Piauí. A Cleonice Caetano, Secretária Nacional de Saúde e Segurança da UGT, que é de Sergipe e a Isabel, que é do Rio grande do Sul”.

“Esse cenário, que nos apresenta infelizmente com mortes, desemprego e desalento, traz neste mundo despótico possibilidades grandes de mostrarmos nossa solidariedade e construir um empreendedorismo, por isso é importante lançar uma linha de crédito para aqueles que querem abraçar e construir um Brasil de todos e todas”, disse Patah.

O Evento contou com a presença de representantes do Banco Bradesco, que participaram do evento com o objetivo de entender a demanda dos imigrantes. Estiveram presentes também representantes dos Consulados do Gabão, Guilherme de Karam Curi, do Senegal, Babacar Ba, da Angola, Adelaide Jorge, de Mali, representado por Adama Konate, assim como o presidente do Centro Cultural Africano, Kabyiesi AdekunleAdernmu, o empresário senegalês Cheick Gueye Seck, entre outros.