SINTHOSP fecha acordo com Sindesspa e# trabalhadores em Saúde receberão aumento de 15%

26/10/2011

Em demorada reunião na sede do SINDESSPA, o sindicato patronal, na manhã de sexta-feira passada, dia 21, o presidente do SINTHOSP, companheiro Zé Francisco, conseguiu fechar o acordo da convenção coletiva de trabalho referente à campanha salarial 2011/2012 com data-base de 1º de setembro. A partir de agora, os trabalhadores passam a ter aumentos que chegam ao teto de 15%.
Os reajustes estão assim distribuídos:
15% para salários até R$ 600,00
12% para salários até R$ 700,00
09% para salários até R$ 900,00
7.39% para salários a partir de R$ 901,00
A jornada de trabalho ficou fixada em 12X36 no noturno com locais de repouso para plantonistas e convênio para capacitação profissional.
Segundo o sindicalista Zé Francisco, que também é presidente da UGT Pará e da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviço dos Estados do Pará e Amapá, foi uma negociação perfeita, campanha vitoriosa com movimentação de toda a diretoria do SINTHOSP e o apoio dos associados, bem como, da UGT e da FETRACOM-PA/AP que deram o aporte necessário durante as mobilizações no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.
Ele explicou, ainda, que o fechamento do acordo foi feito antes do término do prazo dado pelos trabalhadores para que o SINDESSPA, através de seu presidente, Breno Monteiro, resolvesse negociar. Os trabalhadores, em assembleia geral na sede do Clube Monte Líbano, deram o prazo de quinze dias para os patrões negociarem e votaram o indicativo de greve. Se não houvesse acordo, a categoria iria paralisar as atividades em todos os hospitais, casas de saúde, clínicas, laboratórios e ambulatórios, disse Zé Francisco, acrescentando que o aumento será dado retroativo à data-base de 1º de setembro.
ROBERTO BARBOSA (ASCOM/ UGT-PA)