25/03/2022
Medidas tomadas sem negociação têm prejudicado o bancário
Medidas adotadas pelo Banco Santander como a contratação de
terceiros para executar serviços bancários e reduzir custos, ampliação de
horários de atendimentos, implantação de altas metas, entre outras, vem sendo
analisadas e discutidas pelo movimento sindical. Para a representação dos
bancários, na prática, a postura demonstrada pelo banco não condiz com a imagem
que a instituição busca transmitir, a de um banco da inovação.
Outro ponto reprovado pelos sindicatos é a falta de comunicação
e de negociação com o movimento sindical, ação que além de ferir o acordo com a
categoria, enfraquece a relação entre bancário e o banco.
Para o bancário, a ampliação do horário de atendimento, por
exemplo, reflete na falta de funcionários. Como solução, os sindicatos defendem
novas contratações a fim de amenizar a sobrecarga existente.
Com relação ao recente comunicado enviado ao banco aos
funcionários sobre o retorno ao trabalho presencial dos trabalhadores do grupo
de risco para Covid-19, a orientação dos representantes é para que o
funcionário que se sinta prejudicado com a decisão e inseguro para retomar,
procure opinião do médico assistente, relate a situação e uma vez constatada a
não recomendação do profissional, apresente novo laudo ao RH do Banco.
Já quanto à compensação das horas extras negativas, a
representação explica que as negociações seguem até agosto. A proposta do banco
é o aumento do tempo de compensação das horas. A representação os bancários
defendem a anistia total ou parcial das horas.
Fonte e Imagem:
FEEB/SP-MS
UGT - União Geral dos Trabalhadores