21/10/2011
21/10/2011
Dirigentes da União Geral dos Trabalhadores (UGT), liderados pelo presidente nacional Ricardo Patah, participaram da reunião do Conselho Geral da Confederação Sindical Internacional (CSI), realizada em Bruxelas, Belgica, ocorrido na segunda-feira (17).
Dentre os temas abordados, a proposta de colocar a geração de emprego no centro das discussões políticas globais como forma de enfrentar a crise econômica financeira que se instalou na Europa, se fortaleceu entre os representantes dos países participantes.
Com o objetivo de definir prioridades para a ação sindical global até o fim de 2012, o Conselho aprovou recomendações para o G20:
· Impulso para alcançar Pisos de Proteção Social (PPS), em todos os países com fundos globais para assistir as nações mais pobres e estabelecer sistemas sustentáveis de seguridade social;
· Apoio a uma Taxa sobre as Transações Financeiras (TTF);
· Fortalecimento dos compromissos com os Direitos fundamentais do trabalho, reconhecendo o papel da negociação coletiva para a manutenção da melhoria dos salários assegurando uma distribuição mais justa dos benefícios da produtividade.
De acordo com Laerte Teixeira, vice-presidente da UGT e que também esteve presente a reunião, o Conselho aprovou também um projeto voltado para a ampliação das ações ligadas ao trabalho decente, além de apoiar o desenvolvimento sindical no Oriente Médio e Norte da África.
Durante o evento, foi divulgada a data e o local da realização do 2º ITUC World Congress, que acontecerá no dia 19 de maio de 2014, em Berlim, e contará com delegados provenientes de países questão sofrendo os efeitos da crise global
Por Fábio Ramalho - Redação UGT
UGT - União Geral dos Trabalhadores