14/03/2022
Companhia
afirma que recebeu apoio de acionistas da brMalls para a proposta e que vai
levá-la para deliberação em assembleia; mercado vê negócio como favorável.
A Aliansce
Sonae (ALSO3) acaba de oficializar uma nova oferta aos acionistas da brMalls
(BRML3) para uma fusão que pode dar origem ao maior grupo de shoppings do país,
com 68 unidades em todo o país.
A nova proposta
representa um aumento de 10,9% em relação ao valor da oferta original, no
início de janeiro, e de 16,1% em relação ao valor de cotação das ações da
brMalls no dia anterior à divulgação da combinação de negócios.
A primeira
oferta foi recusada à época pela direção da brMalls, que citou que ela
"subavaliava consideravelmente o valor econômico justo da empresa e do seu
portfólio de ativos e, portanto, não atendia aos melhores interesses dos
acionistas".
A nova
oferta melhorada prevê as seguintes condições:
Pagamento em
dinheiro no valor de R$ 1,850 bilhão, com um aumento de R$ 500 milhões em
relação ao valor originalmente proposto. É uma melhora de 37% em relação à
proposta original em janeiro;
Pagamento
com a entrega de 276.762.914 ações de emissão da Aliansce, representativas de
51,08% do capital social da companhia combinada. Isso representa uma relação de
substituição de 1 ação de emissão da brMalls para cada 0,33414420 ação de
emissão da Aliansce.
Os novos
termos foram apresentados por meio de fato relevante ao mercado na manhã desta
segunda-feira, dia 14, depois que as informações vazaram no fim de semana e
foram publicadas inicialmente pelo jornalista Lauro Jardim, de O Globo.
"Convicta
de que a combinação de negócios é uma oportunidade única de fortalecimento de
ambas as companhias, com ganhos significativos para os seus acionistas,
clientes e demais stakeholders, Aliansce e seus assessores financeiros vêm
mantendo interações com os acionistas da brMalls, que, em sua maioria, têm
demonstrado apoio à concretização da pretendida operação", aponta a
Aliansce em seu fato relevante distribuído ao mercado.
"Considerando
que a combinação de negócios foi bem recebida pela maioria dos acionistas de
ambas as companhias e pelo mercado em geral, a Aliansce informa que iniciará os
procedimentos para formalização de tal nova proposta e convocação de Assembleia
Geral da brMalls", completa a companhia.
A Aliansce
tem 27 shoppings em seu portfólio, entre os quais o Shopping Leblon, no Rio de
Janeiro, o Boulevard Shopping Belo Horizonte e o Santana Parque Shopping, em
São Paulo; já a brMalls tem 31 shoppings, entre eles o Shopping Villa-Lobos e o
Mooca Plaza Shopping, ambos em São Paulo, e o Shopping Tijuca, no Rio.
Reação de
mercado
O potencial
de valorização da empresa formada pela fusão de Aliansce e brMalls, segundo o
JPMorgan, é de 30%. Analistas do banco de investimento consideram que as
sinergias geradas pela combinação de negócios devem favorecer ambas as
companhias.
A opinião é
compartilhada por outros analistas do mercado. Para o Bradesco BBI, mesmo
desconsiderando as sinergias do negócio, a empresa formada pela união teria
múltiplos "atrativos" se comparados aos de outras do setor.
"O
desconto deve ser ainda maior assumindo os ganhos de sinergia", afirmam
analistas em relatório. Segundo o BBI, o EV/Ebitda da nova companhia,
considerando as sinergias, cairia de 9,4x para 7,9x, ficando 38% abaixo do
múltiplo da Multiplan (MULT3).
Fonte: Exame
UGT - União Geral dos Trabalhadores