10/03/2022
O volume de vendas do comércio varejista no país cresceu
0,8% em janeiro, na comparação com o mês anterior. Mesmo com o avanço, cinco
das oito atividades tiveram resultado negativo no período. Nos últimos doze
meses, o varejo acumula alta de 1,3%. O setor encontra-se 1,0% abaixo do
patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020), e 6,5% abaixo do pico da série
(outubro de 2020). Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada
hoje (09) pelo IBGE.
“Desde julho de 2021 (3,6%) o varejo não tem crescimento,
pois a taxa de 0,4% de novembro de 2021 está no campo da estabilidade. Já para
os meses de janeiro, é o maior desde 2019, quando foi de 1,6%”, comenta o
gerente da pesquisa, Cristiano Santos.
Cinco das oito atividades pesquisadas tiveram taxas
negativas em janeiro. Mesmo assim o varejo avançou, puxado pelas atividades de
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (3,8%) e outros
artigos de uso pessoal e doméstico (9,4%). “A atividade de hiper e
supermercados, que tem um peso muito grande, ficou no campo da estabilidade
(-0.1%), o que fez com que outras atividades tivessem mais influência no
índice”, explicou Santos.
No caso do varejo ampliado, a queda de 0,3% é explicada,
principalmente, pela atividade de Veículos e motos, partes e peças, que caiu
1,9%.
Varejo cai 1,9% em relação a janeiro de 2021
Na comparação interanual, o varejo caiu 1,9%, com resultados
negativos em cinco das oito atividades pesquisadas.
“No campo negativo, as principais contribuições para o
resultado de janeiro de 2022 vieram de Móveis e eletrodomésticos, com -1,1 p.p
de impacto, e Outros artigos de uso pessoal e doméstico, com -0,9 p.p. Já no
campo positivo, destaca-se a contribuição de Artigos farmacêuticos, médicos,
ortopédicos e de perfumaria, com impacto de 1,1 p.p.”, explica Santos.
Móveis e eletrodomésticos, que caiu 11,4% frente a janeiro
de 2021, teve oitava queda consecutiva nesta comparação. Já os Outros artigos
de uso pessoal e doméstico, setor que engloba lojas de departamentos, óticas,
joalherias, artigos esportivos, brinquedos etc., contabilizaram -6,0% frente a
janeiro de 2021, maior queda desde outubro de 2021 (-7,2%) e sexta consecutiva.
O setor de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de
perfumaria apresentou aumento de 10,1%, na comparação do mês contra mesmo mês
do ano anterior, terceiro consecutivo e o maior dos últimos três meses (em
novembro havia sido 2,5% e em dezembro registrou 7,7%).
No varejo ampliado, a queda de 1,5% foi puxada pela
atividade de Material de construção, que registrou -7,8%, sétima queda
consecutiva. “Isso se deve a uma elevada base de comparação. O setor cresceu
muito no início da pandemia, com resultados positivos de junho de 2020 (22,6%)
até junho de 2021 (5,4%), iniciando trajetória de queda desde então”,
contextualiza Santos.
Varejo está 1,0% abaixo do patamar pré-pandemia
Santos destaca que o resultado de janeiro está 0,8% abaixo
do dado de fevereiro de 2020, anterior a pandemia. Já em relação ao pico da
série, que foi em outubro de 2020, o setor encontra 6,5% abaixo.
Estre as atividades que estão acima do patamar pré-pandemia,
destacam-se Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e
cosméticos (23,7%), Material de construção (9,8%) e outros artigos de uso
pessoal e doméstico (5,4%).
Já as atividades de Livros, jornais, revistas e papelaria
(-35,5%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação
(-14,1%) e Combustíveis e lubrificantes (12,9%) ainda estão bem abaixo do nível
pré-pandemia.
Vendas do varejo crescem nas 15 das 27 unidades da federação
Na comparação com dezembro, o volume de vendas do varejo foi
positivo em 15 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Rio de Janeiro
(3,0%), Alagoas (2,8%) e Pernambuco (2,5%). Por outro lado, os destaques
negativos vieram do Amapá (-3,7%), Rio Grande do Norte (-1,8%) e Amazonas
(-1,7%). Minas Gerais, nessa comparação, teve variação nula (0,0%).
Frente a janeiro de 2021, o predomínio foi de taxas
negativas (16 do total de 27), com destaque para: Amapá (-10,8%), Sergipe
(-8,9%) e Distrito Federal (-7,8%). As demais 11 Unidades da Federação
alcançaram resultados positivos na comparação interanual, destacando-se:
Amazonas (35,3%), Roraima (7,5%) e Espírito Santo (7,2%). Santos destaca que o crescimento do Amazonas
se deve a baixa base de comparação, uma vez que o estado passou por um forte
lockdown em janeiro de 2021.
Mais sobre a pesquisa
A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) produz indicadores que
permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no País,
investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas,
com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio
varejista.
Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação
do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio
varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e
Unidades da Federação. A técnica de coleta é o - Questionário eletrônico auto
preenchido (CASI) e a Entrevista pessoal com questionário em papel (PAPI). Os
resultados podem ser consultados no Sidra.
Fonte: Agência IBGE
UGT - União Geral dos Trabalhadores