Criada parceria Rio-São Paulo em defesa dos pescadores artesanais

12/10/2011

Dirigentes da Amalis (Associação dos Maricultores do Litoral Sul do Rio de Janeiro) e o presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, Chiquinho Pereira, se reuniram em São Paulo no último dia 10 de outubro, para tratar de assuntos relacionados aos pescadores artesanais do Brasil. O deputado federal Roberto de Lucena (PV/SP), da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura, também esteve presente no encontro.

Durante a reunião, na sede da entidade sindical, ficou acertado que o Sindicato e a Amalis vão elaborar um projeto que busque alternativas para a elevação de renda dos pescadores de todo o país. Os pescadores representam uma das categorias de trabalhadores que existem há milhares de anos, assim como são os padeiros. Devido às suas dificuldades de trabalho e de organização, os pescadores necessitam de todo o nosso apoio", disse Chiquinho Pereira.

Para o representante da diretoria da Amalis, Ronaldo Paes Leme, "a experiência e os resultados positivos acumulados pela Associação de Maricultores no Rio de Janeiro pode contribuir para a ampliação desse trabalho para outras partes do país".
Breve histórico
Chiquinho Pereira, além de presidir o Sindicato dos Padeiros de São Paulo, é secretário nacional de Organização e Políticas Sindicais da UGT (União Geral dos Trabalhadores). Nos últimos anos, desde a fundação da central sindical, em 2007, Chiquinho vem se dedicando, entre outras lutas, à causa dos pescadores. "Infelizmente, uma categoria esquecida", como ele mesmo definiu. No primeiro semestre deste ano, inclusive, aconteceu um Encontro de Pescadores, organizado pela UGT na cidade de Praia Grande, litoral sul de São Paulo.
A Amalis foi criada em 1999, no município de Muriqui, região de Mangaratiba, litoral sul do Rio, com o objetivo de implantar a prática da maricultura como forma de diminuir os problemas dos pescadores artesanais da região. A Associação desenvolve pesquisas e projetos em diversas áreas da Baía de Sepetiba, atendendo a inúmeras comunidades deste pesqueiro natural. Entre os projetos, estão o da malacocultura (cultura de moluscos) e ostreicultura (cultura de ostras).

Fonte: Imprensa Sindicato dos Padeiros de São Paulo / Fotos: Paulo Rogério "Neguita""