Na Câmara Municipal, Delegado Palumbo e Luana Alves se manifestam a favor dos cobradores

16/02/2022

A notícia da tentativa da SPTrans em acabar com o emprego dos cobradores em São Paulo gerou polêmica e indignação dos trabalhadores e da sociedade em geral. O Sindmotoristas já anunciou que não poupará esforços para manter o posto dos profissionais nos ônibus. Agora, a briga pela manutenção do emprego de mais de 16 mil cobradores também está sendo comprada por vereadores na Câmara Municipal, a exemplo de Delegado Palumbo e Luana Alves.

Palumbo pronunciou-se contra a postura da SPTrans. “Um verdadeiro absurdo. Se essa proposta for concretizada teremos desemprego em massa nesta categoria já tão penalizada. O profissional não está lá só para receber dinheiro ou liberar a catraca para os passageiros. Sua contribuição social é indispensável dentro dos coletivos. Aqui na Câmara Municipal a categoria pode contar com este destemido soldado linha de frente”, disse o vereador.
O parlamentar entende que mesmo com o alto percentual de pagamento por bilhetagem eletrônica, as empresas têm que manter o cobrador para que possa ajudar o motorista nas manobras e pontos cegos, além de auxiliar os passageiros com informações de itinerário, embarque e desembarque de deficientes, etc.

A vereadora do PSOL, Luana Alves, também saiu em defesa dos cobradores: “Cidades que deixaram de ter cobradores nos ônibus viram um aumento no número de acidentes, com a dupla função dos motoristas e a ausência de uma segunda pessoa que fiscalize e auxilie os passageiros. Eles querem acabar com os cobradores de ônibus, mas não permitiremos que essa função essencial seja retirada”, argumentou Luana para seus pares.