Gil dos motoboys é entrevista de Ricardo Patah no programa Ideias em Debate

11/02/2022

Na manhã desta sexta-feira (11), Gilberto Almeida do Santos (Gil), presidente do SindimotoSP (Sindicato dos Motoboys de São Paulo) foi o entrevistado do programa Ideias em Debate.

Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de SP foi o entrevistador e, durante a gravação, os sindicalistas abordaram temas como a motofaixa da Avenida 23 de Maio, as entregas por aplicativo, qualificação profissional e segurança para os trabalhadores e trabalhadoras do setor.

“As motosfaixas são uma luta do Sindicato há mais de duas décadas e agora a prefeitura, que está de parabéns, botou o dedo na ferida para organizar o trânsito das motos. Desde que todos respeitem as leis de trânsito e os limites de velocidade, essa iniciativa dará certo e contribuirá para a diminuição de acidentes e conflitos nas ruas da cidade”, disse Gil.

O líder dos motoboys lembrou das ações do Sindicato visando facilitar o financiamento de motos novas, o que melhorou a segurança dos trabalhadores, a qualificação profissional e as parcerias para troca e manutenção de equipamentos de segurança. “Tinha gente trabalhando com motos velhas, pneus carecas e prestes a estourar, entre outras situações que colocavam em risco a integridade física dos (as) trabalhadores (as) e atuamos para facilitar o crédito para essas pessoas”. Explicou.

Gil também abordou os aplicativos, ressaltando que não é contra a chegada tecnologia, mas sim ao dumping social que essa forma de trabalho promove. “A chegada desses aplicativos mexeu em todo o setor, precarizou as relações de trabalho. São empresas que usam a tecnologia para burlar leis trabalhistas e sonegar impostos”.

O "dumping social" caracteriza-se pela adoção de práticas desumanas de trabalho, pelo empregador, com o objetivo de reduzir os custos de produção e, assim, aumentar os seus lucros. Trata-se de descumprimento reincidente aos direitos trabalhistas, capaz de gerar um dano à sociedade e constituir um ato ilícito. Fonte: Migalhas.com

“Todas essas empresas de aplicativo iniciaram com aporte de, aproximadamente, 500 mil reais e em menos de cinco anos já valem bilhões, qual é a mágica? Sonegação fiscal, descumprimento de leis trabalhistas entre outras situações que permitem que esses aplicativos possam oferecer serviços extremamente abaixo do valor de mercado para aumentar seus lucros”, esclareceu Gil.

Veja a íntegra da entrevista no programa Ideias em Debate que vai ao ar pela TV Aberta SP, diariamente: segundas-feiras às 11:00 horas e 00:00 horas; • terças-feiras, 11:00 horas e 01:00 horas; quartas-feiras, às 08:30 horas; • quintas-feiras, às 21:00 horas • sextas-feiras, 10:00 horas, 20:00 horas; • Aos sábados às 20:00 horas • Aos domingos, às 18:30 horas, na VIVO FIBRA: CANAL 8.