Comerciários conquistam até 10,5% de reajuste

09/10/2011

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo, com 470 mil comerciários na base, assinou Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012 com a Federação do Comércio do Estado de São Paulo - FECOMERCIO - e o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo - SINCOVAGA.
As negociações resultaram em um reajuste de 9,8% para os trabalhadores que recebem acima do piso, o que implica um aumento real de 2,23%. Já para os comerciários que ganham o piso, o reajuste foi de 10,5%, com um ganho real de 2,88% acima da inflação, que entre 1º setembro de 2010 e 31 de agosto de 2011 foi de 7,40%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC/IBGE. Os comerciários também conseguiram que empresas do mesmo grupo que tenham mais de 400 funcionários, estão obrigadas a fornecer cesta básica e assistência médica.
O ganho real aumenta o poder de compra dos trabalhadores e movimenta a economia. O piso passa a ser de R$ 853 e todos os aumentos serão retroativos a 1º de Setembro, data-base da categoria. A Convenção já está em vigor. Confira a íntegra no site do Sindicato: www.comerciarios.org.br
Foi um dos maiores aumentos reais dos últimos 8 anos, isso é uma conquista. Apesar dos sindicatos patronais acharem que o aumento do piso geraria alta da inflação, foi o que tornou a nossa luta mais dura", declara o presidente do Sindicato dos Comerciários e daUnião Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah."