UGT participa de encontro em Americana para discutir Trabalho Decente

05/10/2011

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou, juntamente com as demais centrais, do 2º Encontro Preparatório para a 1ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente (CEETD-SP). O evento aconteceu no último dia 29, no Centro de Valorização do Idoso (CIVI), em Americana.

O encontro que reuniu, aproximadamente, 300 pessoas de diversos municípios da região e contou com a presença de presidentes e representantes de centrais sindicais, Força Sindical, CUT, CGTB e NCST, diretores da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio), Federação de Empresas de Serviço do Estado de São Paulo (Fesesp) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O vice-presidente da UGT e secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, Davi Zaia (PPS) ressaltou que a melhor forma de combater o trabalho indecente é fortalecer a necessidade de os trabalhadores e trabalhadoras terem suas carteiras assinadas. Nós temos uma legislação que precisa ser cumprida e estendida a todos os trabalhadores", afirmou.

Dentre os temas que foram abordados no encontro, destacam-se as discussões relacionadas com o trabalho infantil e a erradicação do trabalho forçado.
O encontro regional de Americana foi o segundo de uma série de três eventos que antecedem a Conferencia Estadual. O próximo encontro está marcado para o dia 20 de outubro, na Praia Grande.
A 1ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente que será realizada nos dias 24 e 25 de novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo e serão debatidos quatro eixos temáticos principais: Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho
Proteção Social
Trabalho e Emprego
e, Fortalecimento do Tripartismo e do Diálogo Social, em especial a negociação coletiva.
A comissão organizadora da conferência é formada pelas seis centrais sindicais (UGT, Força Sindical, CUT, NCST, CTB e CGTB), as seis federações patronais (Fiesp, Fecomercio, Faesp, Fesesp, Fetcesp e Fenaban) e as seis secretarias estaduais (Emprego e Relações do Trabalho
Desenvolvimento Econômico
Meio Ambiente
Justiça e Defesa da Cidadania e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência).
Fábio Ramalho - Redação UGT com informações de Agências"