UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT recebe homenagem na Câmara dos Deputados


03/10/2011

03/10/2011
A União Geral dos Trabalhadores (UGT) foi homenageada, na Câmara dos Deputados, em Brasília, pelos seus quatro anos de fundação. A sessão solene aconteceu na manhã desta segunda-feira (3), e reuniu dirigentes sindicais que representam as mais diferentes categorias de trabalhadores, militantes ugetistas de diversos estados do Brasil e parlamentares que prestigiaram o evento.
A UGT é uma entidade que busca exercer um sindicalismo de unidade, mas que respeita o pluralismo partidário e ideológico de seus militantes para que, desta forma, tenha suas bases cada vez mais fortalecidas para ampliar a construção de políticas públicas que interferem, diretamente, na vida do trabalhador e da trabalhadora do Brasil.
A cerimônia foi presidida pelo vice-presidente da UGT e deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP), que lembrou a trajetória da central e destacou o trabalho realizado pelo presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, que apesar de todas as dificuldades projetou a entidade a uma posição de destaque no mundo sindical e no cenário político nacional. A UGT é uma entidade que vai contra os interesses do grande capital e defende, veementemente, a classe trabalhadora", explica o deputado.
Diante de tantas manifestações de apoio ao sindicalismo inovador e democrático exercido pela UGT, destacam-se os deputados que se dirigiram a tribuna e expressaram suas manifestações favoráveis as bandeiras de luta defendidas pela UGT como: redução da jornada de trabalho sem redução de salário e o fim do fator previdenciário.
O deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) ressaltou que a UGT ao chegar a seus quatro anos, destacou-se por seu crescimento e notoriedade no território nacional, mas também, no cenário internacional.
Ademir Camilo, presidente da UGT-MG e deputado federal pelo PDT-MG lembrou que a central foi a que mais cresceu nesses anos de luta e, atualmente, é a terceira maior entidade sindical do Brasil. Falou também do trabalho que está sendo realizado em Minas, principalmente, no que se refere ao salário mínimo regional. "Esse período de existência da UGT é marcado por grandes lutas e vitórias em defesa da classe trabalhadora".
Para o deputado Sérgio Brito (PSC-BA), o novo sindicalismo não apenas a luta pela ampliação dos direitos trabalhistas e sim, se caracteriza por buscar a criação de leis que aumentem a qualidade de vida e o bem-estar da classe trabalhadora.
Os deputados Edson Araújo (PSL/MA), Francisco Escórcio (PMDB-MA) e Guilherme Campos (DEM-SP), também se pronunciaram e parabenizaram a UGT por sua luta em prol da democracia, com um sindicalismo livre e atuante em defesa das diversas categorias representadas.
No encerramento da sessão, o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, discursou e agradeceu as manifestações de apoio expressas pelos parlamentares e ressaltou a importância que a UGT ganhou no decorrer dos seus quatro anos de vida. "Esta é uma central que luta não apenas pelos trabalhadores que estão guardados pela CLT, mas principalmente aqueles que estão à margem da formalidade".
Patah ressaltou ainda que a União Geral foi o primeiro exemplo de unificação no Brasil, pois enquanto acontecia à divisão no movimento sindical, nascia a UGT. "É preciso que mais gente da base trabalhadora esteja aqui como deputados e deputadas, pois só assim conseguiremos mudar nosso país. Ainda há um desequilíbrio muito grande entre os parlamentares que tem compromisso com a classe trabalhadora e os que não têm, por isso, a UGT apoia que seus filiados participem das eleições municipais, pois quanto maior o número de pessoas comprometidas com os trabalhadores e trabalhadoras nas esferas do governo, mais equilíbrio, transparência e democracia teremos no nosso país, participando do mundo político de modo plural e utilizando todos os partidos a favor da classe trabalhadora", explica o presidente.
Por Fábio Ramalho - Redação da UGT"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.