Novo presidente da IndustriALL defende vacina global para voltar à \"normalidade\"

20/12/2021

O presidente Jörg Hofmann, do sindicato alemão IG Metall, abriu a primeira reunião do comitê executivo do IndustriALL Global Union, que aconteceu nesta quarta-feira (15) para falar sobre as crescentes desigualdades no mundo, mas destacando que, juntos, a união global constitui uma grande força de solidariedade. Ele disse que o fato de a reunião ainda ter que ser realizada virtualmente, quase dois anos após o início da pandemia, era um sinal do fracasso da política global. “O único caminho de volta à normalidade é o acesso equitativo à vacina para todos no mundo”, ele adicionou.

Desafios futuros

Como uma nova equipe de liderança foi eleita no 3º Congresso do IndustriALL em setembro, o secretário-geral Atle Høie explicou a nova estrutura de liderança e divisão de responsabilidades. A organização precisa estar equipada para focar na solidariedade sindical global, garantindo justiça social, igualdade e equidade, com um padrão de vida digno para todos, de acordo com o novo plano de ação.

O Comitê Executivo discutiu as medidas tomadas sobre as resoluções adotadas pelo 3º Congresso do IndustriALL em setembro. A pandemia e a crescente complexidade das cadeias de abastecimento globais demonstraram a necessidade de os sindicatos apresentarem uma frente única. O Congresso aprovou uma resolução sobre a cooperação com outras organizações sindicais e foi apresentado um programa detalhado para uma cooperação eficaz com organizações, incluindo IndustriAll Europe e outros sindicatos globais.

O secretário-geral adjunto, Kemal Özkan, informou aos participantes sobre as medidas tomadas enquanto o IndustriALL continua a pedir sanções econômicas abrangentes contra a junta militar em Mianmar. A chamada foi feita em uma série de reuniões e comunicações com multinacionais dos setores de energia, aço e vestuário, bem como em iniciativas de múltiplas partes interessadas.

Hashmeya Alsadawe, do Sindicato Geral dos Empregados do Setor Elétrico do Iraque e co-presidente do comitê de mulheres, apresentou um relatório da reunião do comitê realizada na semana passada. Reduzir as disparidades salariais entre homens e mulheres está entre as prioridades, assim como intensificar o diálogo social e garantir que as mulheres participem das discussões sobre o futuro do trabalho.

Igualdade

Sobre a resolução que pede o fim das desigualdades, sexismo, misoginia e violência de gênero no IndustriALL, entre afiliados e no mundo do trabalho, adotada no Congresso, a secretária-geral assistente do IndustriALL, Christine Olivier, enfatizou que a violência de gênero e o assédio sexual continuam para ser uma realidade para muitas mulheres trabalhadoras e também é uma realidade em muitos sindicatos.

Na conferência de mulheres em 2019, as mulheres apelaram aos seus sindicatos para serem agentes de mudança e combater os estereótipos que perpetuam a discriminação no local de trabalho e na sociedade em geral. Chistine Olivier lembrou aos afiliados do importante Compromisso assumido em 2017 para combater a violência de gênero nos locais de trabalho e nos sindicatos, conclamando o Comitê Executivo a levar o assunto a sério.

Inclusão e capacitação são fundamentais para garantir um lugar para jovens trabalhadores no sindicato. Como organização, o IndustriALL deve ser capaz de se reproduzir, de construir um segundo nível de liderança, o que só pode ser feito se os jovens trabalhadores forem incluídos.

Houve um debate significativo sobre como o IndustriALL e suas afiliadas deveriam usar o conceito de dias de ação global para chamar a atenção do público para a importância da redução das desigualdades no mundo. O Comitê Executivo concordou em incumbir o secretariado de desenvolver um conceito para um dia de ação global sobre desigualdade e apresentá-lo aos afiliados no primeiro trimestre de 2022. A reunião do Comitê Executivo em 30 de junho do próximo ano decidirá se este dia de ação será ou não acontecer.

Os delegados expressaram confiança na nova equipe de liderança e na força da organização para enfrentar os desafios juntos. As futuras reuniões do comitê executivo serão realizadas duas vezes por ano, uma vez virtualmente e uma vez fisicamente, se as condições de pandemia permitirem.

Fonte:  IndustriALL - 20/12/2021