Presidente do Sindicato dos Padeiros receberá# homenagem na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes

27/09/2011

Chiquinho Pereira, presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo e secretário de Organização e Políticas Sindicais da UGT, receberá o Título de Honra ao Mérito nesta sexta-feira, 30 de setembro, em Sessão Solene na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, às 20 horas.
A iniciativa da homenagem é dos vereadores Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB) e Mauro Araújo (sem partido), em razão da atuação de Chiquinho na área sindical e na vida política do país. Além disso, o sindicalista vem desenvolvendo diversos trabalhos nas cidades do Alto Tietê, lutando sempre por melhores condições de trabalho e salários aos trabalhadores do setor de panificação e confeitaria da região.
Livro
Logo após a Sessão Solene, acontecerá na Câmara de Vereadores de Mogi das Cruzes, o lançamento do livro Tempos de Luta e Glória - A História do Sindicato dos Padeiros de São Paulo (1930-2010). A publicação é de autoria de Claudio Blanc e Chiquinho Pereira e revela a história dos padeiros, confeiteiros e demais profissionais da categoria, que construíram em São Paulo um sindicalismo forte, atuante, presente nos principais acontecimentos políticos do Brasil, e voltado para a defesa dos trabalhadores do segmento de Panificação e Confeitaria e de toda a sociedade.
Chiquinho Pereira
Nascido no município de Aguiar (Paraíba) em 1954, Chiquinho Pereira é casado e tem dois filhos. Com 7 anos veio com a mãe e mais 10 irmãos para São Paulo. Já na juventude, se fixou no duro trabalho das padarias, onde se qualificou como confeiteiro. Convivendo com as indignas condições de trabalho a que estava submetido, aproxima-se do Sindicato dos Padeiros de São Paulo e da militância política.
Chiquinho Pereira afirmou-se desde o início dos anos 70 como um dos mais influentes sindicalistas brasileiros no debate de temas como os amplos processos de mudança social, desenvolvimento econômico, democracia, distribuição de renda e inclusão social. A partir de uma bem sucedida trajetória sindical, Chiquinho Pereira teve participação ativa na luta pela redemocratização do Brasil e garantia dos direitos dos trabalhadores na Assembléia Nacional Constituinte. Ingressou no PCB no início dos anos 70, quando o conhecido Partidão" estava na mais profunda ilegalidade.
Em 1985, é eleito para o Comitê Central do PCB, no 8º Congresso Nacional do partido. Em 2003, eleito para a Executiva Nacional do Partido, já com o nome de PPS. Chiquinho Pereira, que também é Tesoureiro Estadual do PPS (SP), atua com muita dedicação na promoção de Ações Sociais em defesa da Cidadania das populações excluídas da sociedade brasileira. Foi um dos principais líderes sindicais das manifestações que resultaram no aumento maior do salário mínimo em 2006 e 2007 e na proposta de recuperação do poder de compra das aposentadorias e pensões.
Como presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, Chiquinho Pereira liderou as conquistas dos últimos reajustes salariais para a categoria (com aumentos reais e ampliação dos direitos como, por exemplo, o Plano de Saúde para os trabalhadores) e a redução para zero do ICMS da farinha de trigo e do pão (para minimizar custos, baratear os produtos para os consumidores e gerar empregos no setor), entre outras conquistas.
Em 2007, Chiquinho Pereira também se destacou como um dos principais líderes sindicais responsáveis pela criação da União Geral dos Trabalhadores (UGT), elegendo-se, no Congresso de Fundação desta nova central sindical brasileira, secretário Nacional de Organização e Políticas Sindicais.
No 2º Congresso Nacional da UGT, em julho de 2011, Chiquinho Pereira foi reeleito secretário de Organização e Políticas Sindicais.

Sessão Solene - Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Entrega de Título de Honra ao Mérito a Chiquinho Pereira, presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo
Dia 30 de setembro - sexta-feira - às 20 horas
Câmara Municipal de Mogi das Cruzes(Auditório Vereador Tufi Elias Andery)