A UGT, na luta por um trabalho mais decente, expõe a importância do movimento sindical brasileiro para sindicalistas europeus

26/09/2011

No dia 15 de setembro, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), em prol das suas ações por melhores condições de trabalho e engajada na campanha mundial Jogue Limpo, deu início à sua participação na Europa do ciclo de palestras e seminários Trabalho Decente para uma Vida Decente". A partir do projeto desenvolvido pela central sindical ÖGB e da ONG Südwing, o objetivo da UGT pelas cidades da Áustria, Bulgária e Romênia é apresentar dados sobre o Brasil, a realidade dos trabalhadores, a estrutura sindical brasileira e as ações da entidade e do movimento sindical para a promoção do trabalho decente no Brasil.
Os representantes da UGT, Gustavo Garcia e Poliana Duarte, têm presenciado a importância da solidariedade sindical internacional para combater os males da globalização, com depoimentos de pessoas de várias partes do globo que compartilhavam sua visão da globalização e os efeitos que ela teve sobre o emprego e sobre a qualidade de vida do trabalhador e de suas famílias. "Realizamos um debate bastante proveitoso sobre as experiências de cada país na luta pela promoção do trabalho decente, e os companheiros austríacos se mostraram muito interessados nas experiências compartilhadas da UGT nessa luta", relatam Garcia e Poliana."