FORMAÇÃO POLÍTICO-SINDICAL: UGT E SOLIDARITY CENTER FINALIZAM PROJETO DESTE ANO!

30/11/2021

Com o tema “Comunicação como Instrumento para Sindicalizar e Reforçar o Poder dos Trabalhadores”, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e o Instituto Solidarity Center (AFL-CIO), finalizaram o Projeto Nacional de Formação Político-sindical para dirigentes e trabalhadores filiados a Central. Essa parceria tem como objetivo contribuir com o fortalecimento dos sindicatos, ampliar as sindicalizações e conscientizar os trabalhadores(as) sobre o atual processo da Luta de Classes na atualidade, em nosso país e no mundo.

Nos dois últimos dias de aula do terceiro Módulo do Curso, ministrado para dirigentes sindicais da Região Sul, foram abordados temas como: Ativismo Digital: Fotografia - Tudo começa com a imagem; Facebook: Como atingir os trabalhadores e trabalhadoras do meu local de trabalho; Mecanismos para melhorar a comunicação dos(as) dirigentes com sua base de representação e militância Sindical; Segurança Digital e a Legislação Geral de Proteção de Dados (LGPD), expostos pelo Jornalista João Andrade, da empresa Comunicação & Marketing Sindical e Político.

Objetivos Atingidos: ampliação das sindicalizações e das Ações Políticas dos Sindicatos.

Assim como ocorreu nas outras regiões do país, os depoimentos dos dirigentes e dos trabalhadores da Região Sul no processo de avaliação do Projeto, os sindicalistas deram depoimentos de como as aulas e os debates contribuíram para melhorar e avançar no fortalecimento do Sindicato, onde tiveram como resultado o aumento do número de sindicalizações, uma maior participação nas Campanhas e Movimentos para preservar vidas na Pandemia do Coronavírus; Conseguiram mais Cláusulas Inclusivas nas Negociações Coletivas.

Além disso, os dirigentes ressaltaram a importância de compreender que a Comunicação adquiriu Papel Estratégico no enfrentamento das mudanças que estão ocorrendo no Mundo do Trabalho, das ofensivas neoliberais do governo Bolsonaro e das corporações e , principalmente, contribuir para a consciência dos trabalhadores(as) da necessidade de participar da vida política do país, com propostas para implementar Políticas Públicas que, de fato, garantam os direitos políticos, sociais e democráticos da população.

Para o Presidente da UGT, Ricardo Patah e para o Secretário Nacional de Organização e Formação Político-sindical, Chiquinho Pereira, o Curso de Formação Político-sindical está contribuindo, objetivamente, para o Fortalecimento dos sindicatos da UGT, graças à parceria com o Solidarity Center (AFL-CIO). O Coordenador Executivo da Secretaria de Formação, Erledes Elias da Silveira e toda a sua equipe responsável, também, pela execução dos Cursos, já elaboraram um novo Projeto de Formação para 2022 e 2023, o qual está sendo analisado pelo Solidarity Center, com o apoio efetivo do Presidente Ricardo Patah e do Secretário Chiquinho Pereira.