UGT e Sindicato dos Comerciários participam de# Audiência na defesa dos moradores em situação de rua

23/09/2011

A União Geral dos Trabalhadores - UGT central sindical a qual o Sindicato dos Comerciários de São Paulo é filiado, ambos presididos por Ricardo Patah, estarão representados pelo mesmo na 'Audiência Pública das propostas do Plano Setorial de Qualificação PlanseQ Social Serviços para População de Rua' que será realizada no dia 26 de setembro, às 10h, na Casa de Oração do Povo da Rua (Rua Djalma Dutra, 3 - Luz - São Paulo/SP). O Secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, no âmbito do Plano Nacional de Qualificação - PNQ, comunica a realização da Audiência para que haja apresentação, discussão e definição de propostas sobre o assunto.
A UGT e o Sindicato tem forte atuação social. Uma delas é promover a inclusão dos moradores em situação de rua. Ações como a proposta afirmativa no encontro de moradores em situação de rua e empresários em café da manhã na entidade sindical. Além da iniciativa inédita que transformou o Vale do Anhangabaú, no Dia Internacional da Mulher, em atendimento social às mulheres que vivem em situação de rua oferecendo apoio para recuperação de documentos e, inclusive, acesso a banhos, corte de cabelo e troca de roupas. Todos os anos há o Natal Solidário, na Praça da Sé, realizado em conjunto com a Comissão de São Paulo do Movimento Nacional da População de Rua. Além de realizar atos, passeatas e mobilizações contra a violência que já levaram à morte muitos moradores em situação de rua.
Ricardo Patah destaca a importância dessa Audiência. Estamos há muito tempo nessa luta e já conseguimos muitos resultados. Inclusive servimos de exemplo por começar a lição em casa em incluir no nosso quadro de funcionários moradores de rua. Sempre que necessário recorremos a todas as esferas sejam elas municipais, estaduais e/ou governamentais na defesa da justiça social. É necessário políticas públicas de inclusão social para que as pessoas de rua possam ter mais dignidade através do trabalho, da saúde, moradia, assistência, educação e direitos humanos. Essa Audiência, com certeza, trará a união de mais parceiros que só irá fortalecer e consolidar ainda mais essa luta", afirma Patah"