Greve do Maracanã vai a julgamento nesta sexta-feira

15/09/2011

Após 15 dias de greve nas obras do estádio do Maracanã, na tentativa de os operários tentarem uma negociação com o Consórcio (Delta/Odebrecht/Andrade) responsável pela reforma do estádio que sediará a final da Copa do Mundo de 2014, o Tribunal Regional do Trabalho do Rio vai julgar, amanhã (16/09), as defesas que foram entregues por cada parte. Marcado para às 14h, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) estará presente junto ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Pesada (Sitraicp) e os 2.500 trabalhadores, no TRT, na expectativa de que se chegue a uma solução para as reivindicações e que os operários possam, enfim, descruzar os braços e voltar à labuta.
Segundo matéria divulgada pela TV Globo, na noite de quarta-feira (14/09), as empresas componentes do Consórcio ficaram de pagar a cesta básica no dia 30 de setembro. Porém, para Nilson Duarte Costa, presidente da UGT Estadual do Rio e do Sitraicp, é tudo mentira que estão dizendo por aí! Não fizeram nenhuma proposta e cesta tinha que ter sido paga no dia 1º de setembro e não no final do mês. Absurdo isso", reclama.
Na segunda-feira, 12/09, as partes entregaram suas defesas ao TRT-RJ. Resta agora aguardar o julgamento. Contra o desrespeito da classe patronal em não querer negociar, pelos problemas enfrentados por parte dos trabalhadores do turno da noite, que recebem alimentação estragada e pela falta de acordo nos ajustes solicitados. Entre as razões que deflagraram o movimento está um acidente que ocorreu com um trabalhador nas obras do Maracanã.
Fonte: Imprensa UGT"