Nossa luta é em defesa da classe trabalhadora

06/09/2011

No seu 2º Congresso Nacional, a UGT realizou o Seminário: Copa do Mundo 2014, Jogos Olímpicos 2016: Empregos Verdes e Trabalho Decente", no Hotel Holiday Inn, em São Paulo, onde fez o lançamento da sua campanha "Jogue Limpo", em consonância com a Campanha "Play Fair" da Confederação Sindical Internacional - CSI. Este evento marcou o início das lutas da UGT para promover o Trabalho Decente durante o período de preparação para os grandes eventos esportivos que o Brasil sediará em 2014 e 2016 (Copa do Mundo e Olimpíadas, respectivamente) e está sendo seguido de diversas ações encampadas ou apoiadas pela UGT no marco dessa árdua luta, para que os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros não tenham seus direitos cerceados pelas grandes empresas que estão envolvidas em ambos os eventos.
Em que pese toda a pompa que envolve grandes eventos esportivos, que aquecem o mercado nacional, estimulam o turismo e projetam a imagem do Brasil, há um outro lado que não aparece na grande mídia. O que não se vê e não se ouve é que neste processo, diversas empresas lucram milhões de dólares ao custo do muito suor de trabalhadores e trabalhadoras que não poucas vezes são mal remunerados, e trabalham sob condições precárias de saúde e segurança no trabalho.
Para nós, é fundamental que este quadro se reverta, e que os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras sejam garantidos. Devemos ficar atentos ao processo que envolve a produção destes "Mega Eventos". Sabemos dos possíveis impactos negativos que tais intervenções urbanas geram nas cidades sedes da Copa e da Olimpíada. A UGT está ao lado dos trabalhadores e se posiciona contra obras que possam desalojar e remover pessoas das suas casas e habitações, ou, degradar o nosso meio ambiente.

Nossa visão do processo é ampla e sistêmica, prova disto é que neste mês de agosto e setembro, a UGT está presente e atuante na greve dos trabalhadores da construção do Estádio do Maracanã, palco da final da Copa de 2014. A greve mobiliza os trabalhadores que reivindicam melhores condições de trabalho, e foi motivada, entre outros fatores, após um acidente de trabalho ocorrido no local. Tal acidente ainda se deu sem os equipamentos de proteção adequados, que não foram fornecidos.

As negociações por melhores condições de trabalho seguem duras e exaustivas, houve um primeiro momento de negociações, porém os acordos não foram cumpridos. Nesse sentido, a UGT segue firme em busca da consolidação de condições seguras e decentes para os trabalhadores da obra do Maracanã. Sabemos que as conquistas e garantias trabalhistas têm impacto imediato na vida dos trabalhadores, que vêm e percebem o trabalho que é feito no sentido da proteção dos seus direitos e de defesa de uma melhor qualidade no trabalho.
Além da greve no Rio de Janeiro, a UGT esteve envolvida ativamente, em conjunto com o Sindicato dos Comerciários de São Paulo e a Confederação Sindical dos Trabalhadores/as das Américas - CSA, numa manifestação na Rua Oscar Freire, contra as empresas varejistas de roupas de luxo que possuem em sua cadeia produtiva, fornecedores que se utilizam do trabalho análogo ao escravo, principalmente de imigrantes sul-americanos, que trabalham em condições precárias de trabalho, sem direitos trabalhistas, sem contrato de trabalho e com uma remuneração extremamente baixa, frente ao valor cobrado pelas empresas dos consumidores desses produtos. Roupas fabricadas por imigrantes, para os quais se paga até 1 real por peça, são vendidas por 200, 300, até 500 reais nas grandes grifes de luxo da Oscar Freire, ou em shoppings pela cidade e pelo Brasil.
Estas ações demonstram o firme engajamento da UGT na luta por todos e todas trabalhadores e trabalhadoras do nosso Brasil, e o compromisso que temos com a classe trabalhadora internacional, na defesa dos direitos dos trabalhadores migrantes no Brasil.Neste contexto, a UGT reafirma a defesa intransigente da Agenda do Trabalho Decente, principalmente em um contexto que o nosso pais sediará, em junho de 2012, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
Esta conferencia, que está sendo chamada de Rio + 20, servirá para que aprofundemos nossa discussão sobre um novo modelo de produção, distribuição e consumo que respeite os limites do planeta e garanta a ampliação dos direitos sociais de todos os trabalhadores e trabalhadoras. Encorajamos a todos os companheiros e companheiras a abraçarem esta luta, e mobilizarem suas bases para lutar em favor do Trabalho Decente e do Emprego Digno, não somente na Copa do Mundo 2014 ou nas Olimpíadas 2016, mas em todo momento e lugar.

Otton da Costa Mata Roma
Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio no Rio de Janeiro