SEMINÁRIO “UGT E OS POVOS INDÍGENAS: COMUNICAÇÃO PARA FORTALECER O PROTAGONISMO INDÍGENA”

15/10/2021

A União Geral dos Trabalhadores (UGT), em parceria com o Instituto Solidarity Center/AFL-CIO, realizará do dia 25 a 27 de outubro, das 09:00 às 12:00 horas (horário de Brasília), no formato online, o último Módulo do Seminário ““Aliança UGT e os Povos indígenas: Fortalecendo a Autonomia e o Protagonismo”,

O referido evento, que é realizado através da Secretaria de Organização e Formação Político-sindical, com o apoio da Secretaria de Povos Indígenas da UGT, tem como objetivos: Fortalecer a Ação da Secretaria de Povos Indígenas; Ampliar e Fortalecer a Aliança com os Povos Indígenas; Reforçar a Ação do Movimento Sindical a favor do Cumprimento dos Direitos dos Povos Indígenas para estabelecer Aliança por Justiça Social no Marco de uma Agenda de Desenvolvimento Sustentável; Reforçar a Ação do Movimento Sindical a favor do Cumprimento da Convenção 169, da OIT; Aprofundar o Conhecimento sobre o Roteiro de Denúncias na OIT, OEA, e ONU, entre outras questões.

Neste último Módulo serão abordados temas como: “A comunicação como Ferramenta de Luta para os Povos Indígenas, com a palestra do jovem Youtuber e estudante de Comunicação Organizacional na UNB, Cristian Wariu T’Semereiwá, do povo Xavante; Case “Democratizando”, Comunicação Estratégica para atrair os Trabalhadores Jovens, com o palestrante Gustavo Pádua, advogado e Secretário da Juventude, UGT Nacional; “Informação, Contrainformação e Desinformação, impactos para os trabalhadores(as)  e povos indígenas”, com a palestra da Filósofa e Sindicalista, Professora Marina Silva.

Além de temas como “Redes Sociais e Fake News, Impactos para os Povos Indígenas”, palestrante Naine Terena, Comunicadora indígena, graduada em Comunicação Social e Doutora em Educação; “A Polarização do Debate e a Teoria do Silenciamento”, palestrante Noemi de Araújo, Cientista Política; “A Marcha das Mulheres Indígenas: Luta, Organização e Desafios, com a palestra de Evelin Hekeré Terena, Geógrafa pela UFMS e Pesquisadora no Grupo Diversidade Cultura e Educação Indígena, da Assembleia das Mulheres Terena e “Marcha das Mulheres Indígenas: como a Juventude se Organiza, a palestra de Vanda Witoto, Técnica em Enfermagem, liderança Jovem Indígena,  da AWAS – Associação Witoto do Alto Solimões.

Informações: os interessados devem entrar em contato com um desses companheiros (as): Luciana Nascimento (11) 95786.7816; Carlão (11) 94758.6426 ou Marina Silva (11) 99104.8013 (todos os contatos acima são WhatsApp)

Suely Torres