Sindicato aponta negligência da Embraer em acidente que matou funcionário

02/09/2011

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos afirmou nesta quinta-feira, por meio de nota, que houve negligência por parte da Embraer no acidente que resultou na morte do monitor de montagem elétrica Vinícius Machado Mendes , de 29 anos. O trabalhador morreu na manhã de quinta-feira ao ter a cabeça prensada entre duas portas acionadas por sistema elétrico, no hangar de montagem final de aeronaves. Mendes era funcionário da Embraer há oito anos. Ele deixou mulher e uma filha de cinco anos.
O acidente aconteceu por volta das 8h45min de quinta-feira, quando Mendes acionou o botão para que a porta do hangar se abrisse. Ao que tudo indica, simultaneamente, um outro funcionário que estava do lado oposto acionou outro botão para que a porta se fechasse, ocasionando o acidente. No local, segundo o sindicato, não há qualquer dispositivo de segurança que impedisse o acidente, o que é responsabilidade da empresa.
- O risco dessa situação já havia sido apontado anteriormente por trabalhadores do setor à Embraer - disse o sindicato. A Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e a polícia foram acionadas e estiveram no local para apurar as condições em que o acidente ocorreu, mas ainda não há data para divulgação de um laudo técnico. Ainda segundo o sindicato, somente este ano, ocorreram pelo menos outros dois acidentes graves. Em um deles, uma trabalhadora teve parte do dedo decepada por uma máquina. Em outro, o trabalhador foi atingido na testa por um equipamento. Três meses depois, o mesmo trabalhador foi demitido pela empresa sem justificativa.
O sindicato informou ainda que vai intensificar a mobilização na fábrica para exigir medidas imediatas e permanentes que garantam a saúde e a segurança dos trabalhadores. A entidade informou também que acompanhará as investigações do caso para que tudo seja apurado e os culpados sejam responsabilizados."
Fonte: O Globo"