Em 2021 Sindicapro completou 26 anos de luta

05/10/2021

No dia 12 de junho, o Sindicato dos Condutores em Transportes Rodoviários de Cargas Próprias de São Paulo (Sindicapro) completou 26 anos de luta. Durante visita ao Sindicato dos Comerciários de São Paulo, o presidente Almir Macedo Pereira fez um balanço dessa trajetória.

“O Brasil não parou por conta da pandemia, apesar das restrições de circulação para evitar a proliferação do Coronavírus, nossa categoria continuou transportando todo o tipo de mercadoria e ajudando a economia para o Brasil não parar. Somos o setor que mais perdeu profissionais com covid-19 e não nos acovardáramos, nos mantivemos sempre no embate”, disse Almir.

O líder sindical ressaltou que o Sindicato realizou um importante trabalho de base mesmo durante a pandemia, estando presente com a categoria que não parou, exigindo o cumprimento das normas de segurança pelas empresas como distribuição de álcool em gel, máscara e equipamentos de segurança aos trabalhadores.

Entre tantas conquistas Almir destacou o embate com Alexandre de Moraes, então Secretário Municipal de Transportes da gestão do prefeito Gilberto Kassab, onde o sindicato conquistou o direito de caminhões de distribuição circularem em São Paulo.

Almir enfatizou também a conquista, a nível nacional, que reconhece os trabalhadores de cargas próprias como categoria específica, com Marco Regulatório do Transporte Rodoviário de Cargas.

O projeto de lei (PL 4860/16) que cria o Marco Regulatório do Transporte Rodoviário de Cargas foi aprovado em dezembro de 2017 e estabelece regras para o transporte rodoviário de cargas.