Representantes da Embaixada americana recebem dirigentes da UGT

26/09/2021

A conjuntura política e economia brasileira na ótica do movimento sindical e a relação entre o movimento sindical brasileiro e americano, foram a tônica do encontro entre Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Caninde Pegado, secretario geral da UGT, Luke Greicius, cônsul americano para assuntos econômicos e Willard Smith, Conselheiro Político do consulado americano no Brasil.

O encontro reunindo os dirigentes sindicais brasileiros com os representantes da embaixada americana no Brasil, aconteceu em São Paulo, a pedido da representação americana. Na reunião Patah destacou a boa relação entre o presidente dos Estados Unidos Joe Biden e o movimento sindical americano, lembrando que isso repercute bem no mundo sindical mundial, porém no Brasil atual governo busca o distanciamento com os trabalhadores e, ao invés de uma aproximação para discutir alternativas conjuntas para o enfrentamento da crise, cria obstáculos para a organização sindical.

O presidente da UGT, central sindical que representa 12 milhões de trabalhadores e 1386, sindicatos, federações e confederações no País destacou o trabalho conjunto entre a UGT a União Internacional dos Trabalhadores de Alimentação (UITA) e o SEIU (Service Employees Internacional Union), ambas entidades de representantes dos trabalhadores americanos no combate ao assédio sexual e moral, ao racismo e por mais segurança no trabalho nas redes de fast-food do McDonald's.

Durante o encontro os representantes da Embaixada Americana destacaram que o governo do seu País tem como princípio ouvir e manter um bom relacionamento com o movimento sindical, na sua opinião, importante para a sustentação econômica e de desenvolvimento do País. Ele também lembrou que vê com bons olhos a relação da UGT com os sindicatos americanos e que isso é um exemplo da união global do mundo sindical.