Marcas são fashion só nas passarelas porque o trabalho é escravo

25/08/2011

Em repúdio ao trabalho escravo que ocorre na maioria das empresas do varejo da moda, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo fará mobilização na Rua Oscar Freire, considerada o glamour da moda, no dia 26, das 11h às 13h.
As roupas que recebem as etiquetas das grifes Zara, Gregory, Brooksfield, Billabong, Tyrol, Ecko e Cobra d´Água são confeccionadas em condições desumanas: feitas em locais insalubres, com iluminação precária, sem ventilação, falta de segurança e de higiene, além da alimentação ser realizada em péssimas condições e o mesmo local de trabalho também servir de moradia, entre outros absurdos.
São Paulo é foco dessas fábricas irregulares que usam mão de obra barata e exploram o trabalho degradante, no qual o lucro impera no alto preço cobrado pelas marcas. Do outro lado dessa cadeia produtiva mas 'nada sustentável' está o comerciário, que muitas vezes não tem seus direitos respeitados, além de trabalhar em jornadas excessivas. Vamos juntos trocar a passarela da indignação do trabalho pela passarela do 'trabalho decente e da justiça social' para que o trabalhador tenha condições dignas conforme as leis trabalhistas", afirma Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo."