Secretários da UGT participam de Seminário Regional promovido pela CSA, no Peru

17/08/2011

Josi Camargo, Secretária Adjunta de Formação e João Marcos Vidal, Secretário de Juventude, ambos da União Geral dos Trabalhadores (UGT) do Brasil, participam de Seminário Regional promovido pela Confederação Sindical das Américas - CSA, em Lima, Peru.
O seminário, cujo tema é Auto-reforma Sindical, Gênero e Juventude", utilizou uma metodologia inédita e muito interessante: reuniu as comissões continentais de jovens e mulheres da CSA na mesma atividade. São grupos tem em comum a vulnerabilidade social e a desigualdade laboral, além de ser também o público alvo dos objetivos do projeto da Auto-reforma sindical.
"A experiência foi riquíssima! Os intensos trabalhos fluíram muito bem com a cooperação da experiência das líderes sindicais do Comitê Continental de Mulheres e com o dinamismo e criatividade dos jovens da CSA. Por isso os resultados foram surpreendentes". Avalia Josi Camargo.
O Projeto de Auto-reforma Sindical, em síntese, trata de promover uma revisão das estruturas de maneira que possibilitem a inclusão de novos sujeitos na organização sindical, em especial dirigentes jovens e mulheres.
Os dois secretários da UGT Brasil presentes tiveram uma participação destacada ao coordenarem mesas temáticas durante os trabalhos.
O encerramento do seminário foi na quarta-feira (17) na sede da OIT Peru com o lançamento oficial da campanha "Trabajadoras de hogar", movimento que busca a ratificação da Convenção 189."