UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Plano de Carreira do Setor da Manutenção é tema de reunião no Sindmotoristas


18/08/2021

Aconteceu nessa última terça-feira (17), uma reunião com os membros da Comissão de Negociação Salarial e do Conselho Consultivo da Secretaria de Assuntos dos Trabalhadores do Setor de Manutenção para debater as dificuldades encontradas na implantação do Plano de Carreira dos profissionais do setor.

Conforme discutido, desde 2016 a maioria das empresas encontram meios para burlar a CCT e não pagar o Piso Salarial Normativo, não o bastante ainda desrespeitam cláusulas que tratam das condições de Saúde e Segurança no Trabalho.

Uma outra reivindicação debatida no encontro foi a imposição patronal na aplicação do Plano, sem antes definir um Plano de Salários e Avaliação e Desempenho – o que causa prejuízos, pois facilita as empresas a não pagarem o piso salarial aos oficiais (eletricistas, mecânicos, funileiros, pintores, letristas, tapeceiros, borracheiros, dentre outros).

Para o Secretário do Setor de Manutenção, Nailton Francisco de Souza (Porreta), a movimentação das funções na vertical causa obstáculos e provoca centenas de reclamações e descontentamentos entre os que ocupam o cargo de ½ oficial, pois ao serem promovidos para uma função intermediária são prejudicados. Afinal, antes do Plano tal promoção era automática.

Reconhecemos que apesar dos esforços, ainda não conseguimos fazer os ajustes necessários para corrigir a defasagem salarial dos que aguardam impacientes a tão sonhada valorização em forma de equiparação e promoção. O descontentamento do setor é válido, pois o Plano só serviu para explorar e rebaixar o salário de inúmeros profissionais , que aguardam ansiosos por uma promoção que nunca chega”, disse Nailton.

Para o presidente do sindicato, Valdevan Noventa, os problemas do setor só serão resolvidos quando a diretoria, delegados, cipeiros e membros da manutenção exigirem das empresas o cumprimento da Cláusula 69ª do Plano de Carreira e da 70ª da Comissão Paritária Permanente de Negociação, que constam na CCT.

Na avaliação dos representantes, as empresas devem deixar bem claro como funciona o plano, para que uma promoção não se transforme em decepção. E que a promoção sem devida compensação financeira, não passa de um “engana-trouxa”.

Plano de Carreira do Setor da Manutenção é tema de reunião no Sindmotoristas

Solucionar situação dos funcionários que estão fora de função;
Corrigir defasagens salariais dos borracheiros, manobristas e outras funções;
Revisar nomenclaturas do Plano de Carreira;
Regularizar entrega de ferramentas, uniformes e jaquetas;
Acabar com a terceirização no lavador;
Garantir promoção para quem esteja com dois ou mais anos na função;
Cancelar punições excessivas;
Implantar Folga Dupla;
Aceitar declarações, comprovantes de horas e atestados médicos;
Facilitar a liberação de licença;
Respeito às Normas de Saúde e Segurança no Trabalho;
Fim do Banco de Horas onde foi implantado.





logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.