UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT participa da II Conferência contra a impunidade na Guatemala


16/08/2011

10/08/2011
Nos dias 21 e 22 de julho, foi realizado na Guatemala a segunda Conferência Internacional contra a Impunidade e pelo respeito aos direitos humanos, trabalhistas e sindicalistas, onde trabalhadoras e trabalhadores de diversos países reuniram-se para debater os avanços em matéria de segurança e justiça no país centro-americano.
Organizado pelas centrais operárias Confederação Sindical Internacional (CSI) e Confederação Sindical de Trabalhadores/as das Américas (CSA), contando com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Solidarité Mondiale, o evento destacou os altos níveis de violência e impunidade associada a ela. Foi a continuação da Primeira Conferência Sindical sobre a impunidade, que havia sido levada a cabo na Guatemala em janeiro de 2008.
A Guatemala é um dos países mais perigosos para que os trabalhadores e trabalhadoras possam colocar em prática seus direitos. Nos últimos três anos, 57 sindicalistas foram assassinados em território guatemalteco
destes casos, somente um foi esclarecido na Justiça. A este terrível precedente, que o dia em que se inaugurava a segunda Conferência Internacional contra a Impunidade foi assassinada outra sindicalista no país.
Sabemos que até que não sejam implementadas e respeitadas plenamente as normas fundamentais do trabalho e o Convênio 169, sejam perseguidos aqueles que as transgridem e que se acabe com as matanças, não teremos a vida que desejamos: trabalho decente, contar com um sustento para viver e um trabalho que garanta a segurança, onde as pessoas possam ir todos os dias sabendo que voltarão com vida as suas famílias", disse Sharan Burrow, Secretária Geral da CSI, no discurso de abertura da Conferência, conforme um comunicado da organização sindical.
A Conferência aprovou uma Declaração que estabelece uma série de exigências ao Governo da Guatemala para que coloque um fim às violações contínuas dos direitos fundamentais da classe trabalhadora, incluindo o direito à vida, um fim à impunidade e nessa praga terrível que é o feminicídio e o fortalecimento o sistema judiciário, entre outros.
Assista ao vídeo"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.