Fórum de Mulheres das Centrais se reúne com ministra Iriny Lopes

10/08/2011

O projeto de Lei que trata da Igualdade de Oportunidade nas relações do trabalho", foi um dos temas do encontro entre o Fórum Nacional de Mulheres das Centrais Sindicais e a ministra Iriny Lopes da Secretaria Especial de Politica para as Mulheres (SPM), realizado na terça-feira, dia 8.
A reunião foi coordenada pela Secretária Nacional da Mulher da UGT, Cássia Bufelli, que destacou a importância da ação conjunta das centrais sindicais e a SPM no avanço das políticas de igualdade de oportunidade no mundo do trabalho. Também integram o Fórum, as centrais CGTB, CTB, NCST e Força Sindical, que sediou o encontro.
Também integraram a pauta de reunião o lançamento da Frente Parlamentar Regional de Enfrentamento a Violência, a participação das Mulheres da REM (Reunião Especializada de Mulheres no âmbito do Mercosul) e Composição do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.
Para Cássia Bufelli o resultado foi altamente positivo a partir do momento que houve o comprometimento da Ministra e toda sua equipe de assessoras na composição de estratégias para a aprovação do Projeto de Lei de Igualdade, que coincide com a pauta das centrais sindicais no que diz respeito ao avanço, que significa a aprovação deste projeto na vida de todas as trabalhadoras, considerando que as mulheres são hoje mais de 48% da população brasileira economicamente ativa.
Houve também o comprometimento por parte da SPM em pautar na Reunião Especializada de Mulheres a participação do Movimento Sindical através das representantes das centrais.
Em relação a frente parlamentar regional de enfrentamento a violência, por ser um tema de iniciativa política, a Ministra comprometeu-se em conversar com a bancada feminina e atuais parlamentares que compõe o parlamento do Mercosul em viabilizar o andamento do lançamento da Frente parlamentar, visto que, trata-se de assunto de alta relevância.
Em todo momento, a Ministra Iriny ressaltou a importância da atuação conjunta do Fórum Nacional das Mulheres das Centrais Sindicais com a SPM no avanço das políticas afirmativas de equidade de Gênero.
O Fórum Nacional das Mulheres Trabalhadoras da Centrais deverá voltar a se reunir no próximo dia 23 de agosto."