Campanha “Agosto Dourado”: incentivo ao aleitamento materno

02/08/2021

Preocupada em conscientizar mães e a sociedade em geral quanto à importância da amamentação, a Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP) lança neste mês a campanha “Agosto Dourado”. A cor foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera o leite materno como o "alimento ouro" para a saúde dos bebês, recomendando que seja o alimento exclusivo até o sexto mês de vida, podendo se estender até os dois anos da criança, ou mais.

O movimento “Agosto Dourado” teve origem em 1991 durante um encontro entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A reunião tinha como meta elaborar ações a nível mundial para conscientização sobre a causa. Inicialmente, pensou-se em um dia do ano para celebrar a data; depois passou a ser uma semana inteira dedicada ao tema: a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM); que ocorre de 1 a 7 de agosto em cerca de 120 países. E, atualmente diversas entidades dedicam o mês de agosto inteiro à campanha.

No Paraná, a Lei Estadual nº 18.536/2015 assegura às mães total liberdade para amamentar seus bebês em qualquer local, seja fechado ou aberto. Movimentos como o Agosto Dourado existem para alertar a população de que esse é um ato natural e importante para reduzir os níveis de mortalidade infantil. A mãe está alimentando seu filho, protegendo-o de doenças e também dando carinho. Assim, não deve haver nenhuma censura com essa questão.

De acordo com a OMS, o leite materno contém água, gorduras, proteínas, vitaminas e açúcares de que o bebê precisa para se desenvolver bem e crescer de forma saudável. Em sua composição, há ainda anticorpos. É, portanto, um alimento que protege contra infecções, principalmente as gastrointestinais e contra a desnutrição.

Atenção mamãe comerciária: Se você sofre de insuficiência de produção de leite, entre em contato com o Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas de Curitiba PR, pelo telefone (41) 3360-1800 ou dirija-se ao Hospital, situado na Rua General Carneiro, 181 - Alto da Glória, em Curitiba – PR.

Fonte e imagem: Comunicação FECEP