Reunião da Comissão de Mulheres da Coordenadora de Centrais Sindicais do Cone Sul

11/08/2011

São Paulo, 28 de junho de 2011
Reunião da CM-CCSCS
Asunción, 28 de junho de 2011

Estiveram presentes na reunião da Comissão de Gênero da Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul, em Assunção no Paraguai, as representantes das Mulheres das Centrais Sindicais dos países do MERCOSUL (Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai).
A reunião teve como objetivo traçar atividades e campanhas para o Ano de 2011/2012, assim como analisar a importância da CM-CCSCS para as Centrais e suas atividades. Houve consenso sobre a importância, bem como sobre a debilidade de financiamento e a necessidade das centrais aportarem financeiramente em algumas atividades.
Com o orçamento de US$ 12.000,00 (Doze mil dólares) foi aprovado o lançamento de 02 campanhas regionais, Uma reunião da Comissão de Mulheres e uma Oficina de Formação, sendo as seguintes:
01 Campanha Regional sobre os 25 anos da CCSCS, pautando os temas de visibilidade da Comissão de Gênero da CCSCS
Necessidade de Ratificação da Convenção 102 (Paraguai) e 156 (Brasil) da OIT e também a Convenção 189 das Trabalhadoras domésticas, demonstrando nesse material de campanha a necessidade da participação da Comissão em todos os assuntos da Coordenadora (tratamento igual)
pois dessa forma haverá a transversalidade em todas as políticas e ações.
01 Campanha sobre o Trabalho Decente, pautando os temas da ratificação da 156 da OIT (responsabilidade compartilhada)
Trabalho Produtivo e Reprodutivo
Trabalhadoras Migrantes

Houve a reinvidicação de pautar na Carta aos presidentes elaborados pela CCSCS e foi atendendido de colocar a importância de exigir dos governos a ratificação da convenção 189 da OIT, que trata do Trabalho Doméstico.
A reunião da Comissão de Gênero deverá acontecer na próxima Cumbre Sindical, em Montevidéu no mês de Dezembro (Sem data definida). Pautar alguma com mobilização.
A oficina deverá acontecer na segunda quinzena do mês de Outubro (Sem data definida), com o tema: Negociação Coletiva. O tema teve consenso entre todas, pois é a maior debilidade na formação das Mulheres das Centrais.
Alem da aprovação dos itens acima, deliberou-se uma atividade a nível regional (na fronteira Uruguai / Brasil), financiada pelas Centrais Sindicais, no dia 21 de Setembro de 2011, para tratar dos assuntos: Trafico Sexual
Negociação Coletiva e Violência doméstica. Nesta atividade, haverá a elaboração de documento/acordo entre as fronteiras para a proteção das Mulheres.
Outros dois temas discutidos e deliberados consensualmente foram à articulação com os governos para a participação na REM (Reunião Especializada de Mulheres) com o financiamento da representante da CM e buscar recursos com a UNASUR para realização de um seminário.
Sendo só a informar, coloco-me a disposição para quaisquer esclarecimentos,
Atenciosamente,

Cássia Bufelli