Ministro do Trabalho e Emprego recebe selo comemorativo da UGT-PARANÁ

04/08/2011

O ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi recebeu o selo comemorativo aos 3 anos de fundação da UGT-PARANÁ. A entrega ocorreu durante o evento: Jogue Limpo: Empregos Verdes e Trabalho Decente" promovido pela Secretaria de Relações Internacionais da UGT (União Geral dos Trabalhadores) no dia 13 de julho em São Paulo. Durante o evento a Central oficializou sua participação na campanha Jogue Limpo, que busca o comprometimento do COI (Comitê Olímpico Internacional) e do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) em relação ao fortalecimento dos conceitos de trabalho decente, sustentabilidade ambiental e transparência com gastos públicos.
Em seu discurso de abertura , o presidente da UGT, Ricardo Patah ,ressaltou o crescimento que a UGT vivencia desde sua fundação, em 2007, alcançando a marca de mais de 1000 sindicatos filiados e como essa representatividade é importante para o sucesso da campanha Jogue Limpo. "A UGT hoje representa mais de 7 milhões de trabalhadores, e isso é fundamental para que possamos, por meio da Campanha Jogue Limpo, nos comprometer com a luta pela bandeira ugetista de trabalho decente e combate ao trabalho infantil, principalmente nesse período de mega eventos esportivos no país."
A Campanha Jogue Limpo é um movimento mundial onde participam a CSI (Confederação Sindical Internacional), FITTVC (Federação Internacional dos Trabalhadores das Indústrias Têxteis, Vestuário e Couro), Federação Internacional dos Trabalhadores da Construção e Madeira e campanha Roupa Limpa, uma iniciativa de ongs e sindicatos internacionais que lutam por melhorias de condições laborais para esse setor.
O ministro Carlos Lupi elogiou a iniciativa da UGT-PARANÁ em estampar os 3 anos da sua fundação. "É importante para os trabalhadores e para toda a sociedade saberem como é feito o trabalho de uma central sindical. Através das suas reivindicações é que estamos construindo um país mais justo e com mais empregos e renda para a classe trabalhadora". Ele ainda fez questão de que a placa fosse entregue à secretária Nacional de Relações do Trabalho do MTE, Dra. Zilmara Alencar. "Essa homenagem eu estendo à Dra. Zilmara, pois ela tem sido a responsável pelas boas relações com o movimento sindical", concluiu o ministro Lupi.
O selo comemorativo aos 3 anos da fundação da UGT-PARANÁ, inédito numa central sindical, é uma criação da Secretaria de Comunicação e Divulgação da UGT-PARANÁ, comandada pelo companheiro João Luiz Riedlinger, que também é membro da direção nacional da UGT."