Mulheres do Rio de Janeiro celebram o dia 25 de julho, dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha

02/08/2011

A desculpa é o analgésico que alivia a dor do fracassado. O passado não é para ser carregado, pois já passou e ninguém pode fazer nada a respeito. Ele só serve para aprendermos e seguirmos adiante mais fortes. E vocês, mulheres, são capazes de atingir o sucesso em qualquer empreendimento e de nos ensinar a todos a felicidade"
Frases como essa, que provocavam sentimentos na plenária que iam da indignação inicial ao prazer da descoberta, marcaram a apresentação de Beto Matos (Consultor em Superação e Produção de Resultados) durante o evento "25 de Julho, dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha da UGT-RJ" organizado pelas Secretarias da Diversidade Humana e da Mulher da UGT fluminense no dia 29 de julho (sexta-feira) e que teve como palco o Clube Palmares na cidade de Volta Redonda.

Interiorizar e potencializar os eventos do Estado do Rio de Janeiro, indo onde os trabalhadores e trabalhadoras estão, é mais uma ousada inovação dessa estadual que se destaca entre as que mais crescem no Brasil. Como explicou a companheira Ana Cristina, secretária da Diversidade Humana da UGT naquele estado, "realizar os eventos da UGT-RJ fora do Grande Rio é uma maneira de valorizar os trabalhadores e trabalhadoras do interior do estado e de mostrar que a democracia participativa na UGT-RJ não é só discurso."

Parabéns ao nosso presidente, o companheiro Nilson Duarte, que inova mais uma vez ao trazer palestras como essa do Beto Matos, sobre superação, sobre formação de campeões e sobre preparação de equipes vencedoras. Isto é o que há de mais moderno em termos de Programação Neurolinguística e uma poderosa ferramenta rumo ao nosso objetivo de sacudir, despertar, botar a mulherada pra cima, e, juntamente com todos os trabalhadores, aprender, crescer e mudar todos os dias. O marcante evento contou ainda com a destacada presença das companheiras Cleonice Caetano e Márcia Adão, mulheres que compõe a executiva nacional da UGT, além da Dra. Regina, advogada do INSPPIR - Instituto Intersindical Panamericano Pela Igualdade Racial e do companheiro Meireles, presidente da Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Rio de Janeiro.
O presidente da UGT-RJ, companheiro Nilson Duarte, anunciou que ainda em agosto será inaugurada a sede da UGT-RJ regional Sul e Sudeste na cidade de Volta Redonda: "Olha meu companheiro Wilson, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação daqui de Volta Redonda e arredores e nosso vice da UGT aqui. Comunico a você e aos demais presentes que, para coroar o trabalho de todos vocês que estão fazendo a UGT-RJ crescer, faremos um significativo investimentos que será a inauguração da nossa sede aqui. E mais... Além dos cursos de formação sindical com o brilhante professor Erledes da Silveira que estão acontecendo a cada dois meses lá no Rio, vamos também investir em capacitação como essa que tivemos aqui hoje. Porque acreditamos que só assim, com nossos dirigentes, homens e mulheres, capacitados e muito bem preparados, poderemos dar as respostas que nossa base espera e que o Brasil precisa."
O presidente Nilson finalizou, reforçando que "a luta pela igualdade de direitos entre os homens e mulheres e o combate ao racismo são prioridades da UGT-RJ".
Por fim, como não poderia deixar de ser, a celebração do dia da Mulher Negra, Latino-america e Caribenha no Estado do Rio de Janeiro terminou como em um genuíno e típico terreiro, ou seja, com muita alegria, muita fraternidade, com muito jongo, samba de raiz e uma feijoada da mais alta qualidade!
Cris Nascimento (Organização da UGT)"