FORMAÇÃO POLÍTICO-SINDICAL PARA DIRIGENTES E TRABALHADORES (AS) DAS REGIÕES SUL E SUDESTE!

14/07/2021

A União Geral dos Trabalhadores (UGT),através da Secretaria de Organização e Formação Político-sindical, em parceria com o Instituto Solidarity Center/AFL-CIO, desde 2018, tem desenvolvido inúmeros Projetos de Formação para dirigentes dos sindicatos e trabalhadores(as) filiados a Central, em todo país.

Com o objetivo de intensificar o fortalecimento dos sindicatos na base, de conscientizar  os(as) trabalhadores(as) sobre seus direitos e de ampliar a atuação dos sindicatos na sociedade, o Projeto do Curso de Formação Político-sindical para o período de maio de 2021 a abril de 2022, contemplará os dirigentes e trabalhadores das Regiões Sul e Sudeste.

O próximo Curso de Formação, que será ministrado em três Módulos, terá início no mês de agosto de 2021, da seguinte forma: 1º Módulo da Região Sudeste: dias 16, 17, 18 e 19, das 09:00 às 12:00 horas. Já o 1º Módulo da Região Sul acontecerá dos dias 23 a 26, nos mesmos horários. Os outros dois Módulos serão realizados nos meses de setembro e novembro de 2021. Todo o Projeto de Formação será no formato online, devido a pandemia do coronavírus.

O Curso de Formação Político-sindical abordará em suas aulas temas como, por exemplo, “A Crise Política, Econômica, Sanitária e Social no Brasil: Quais as Ações dos Sindicatos?”;  “Organização Sindical na Atualidade”;  “Negociação Coletiva com Cláusulas Inclusivas como desenvolvimento sustentável, gênero, raça, juventude, povos indígenas, direitos humanos, direitos sindicais e trabalhador migrante”; “O Mundo do Trabalho e as Relações Capital x Trabalho”; “Ativismo Sindical Digital”; “A Comunicação na Ação Sindical”; “A Participação dos Trabalhadores nos Processos Políticos e Eleitorais do país”, entre outros temas.

Para Chiquinho Pereira, Secretário de Organização e Formação Político-sindical da UGT nacional e presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, vivemos em um país, com mais de 15 milhões de desempregados, onde a Covid 19 já tirou a vida de mais de 530 mil brasileiros, um país que tem um presidente negacionista e, portanto, não tem uma Política Nacional de Saúde Sanitária de combate a Pandemia, a realidade dos trabalhadores e do povo se transforma em um pesadelo de mortes, fome e ampliação da miséria. Nesse contexto, a Formação Política dos trabalhadores é uma importante arma na luta pela nossa sobrevivência.

O Coordenador Executivo da Secretaria de Organização e Formação Político-sindical, Erledes Elias da Silveira, reforça a Formação e o conhecimento como importante instrumento dos sindicatos e dos trabalhadores (as) na atualidade, pois, lamentavelmente, nós temos um governo que, além de atacar os direitos dos trabalhadores, a democracia, o meio ambiente e o patrimônio nacional, se nega a implantar uma política de desenvolvimento econômico que atenda as necessidades do conjunto da sociedade, que preserve o emprego e que garanta uma vida digna e um futuro para os brasileiros. Por isso, a participação dos sindicalistas da UGT das Regiões Sul e Sudeste no Curso de Formação, em agosto, deve ser considerada como uma prioridade.

Informações e inscrições: acesse o site www.formacaougt.com.br para conhecer todos os detalhes do Programa de Formação Político-sindical, desenvolvido em parceria com o Instituto Solidarity Center, ou através dos WhatsApp: (11) 95786-7816 (Luciana Helena) e (11) 94758-6426 (Carlos Souza).