UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Live “LGBTQIA+ no mercado de trabalho” reúne mais de 200 pessoas


30/06/2021

live promovida pelo SIEMACO São Paulo para debater a participação da comunidade “LGBTQIA+ no Mercado de Trabalho”, transmitida na manhã desta quarta-feira (30) pelo aplicativo Zoom e YouTube, reuniu mais de 200 pessoas on-line. Dirigentes sindicais, lideranças pela diversidade, representantes de empresas que implementaram políticas internas e demais pessoas envolvidas e solidárias à luta por igualdade e respeito, participaram do debate.     

 

O presidente do SIEMACO-SP, André dos Santos, abriu os trabalhamos agradecendo a participação de todos e enaltecendo a importância do debate sério e comprometido, que precisa estar na pauta não só do sindicalismo, mas de toda a sociedade. “O momento é oportuno, já que no dia 28 celebrou-se o dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+, que vem conquistando, com muita luta, vencer o preconceito e a discriminação, pauta apoiada e defendida pelo SIEMACO-SP. Nós, inclusive, temos membros da comunidade no nosso quadro de funcionários. São seres humanos que merecem respeito e consideração. Enaltecemos o profissionalismo dessas pessoas. Só por meio da conscientização e união de todos, principalmente do poder público, poderemos melhorar a vida dessas pessoas, tão discriminadas e muitas vezes excluídas por parte da sociedade”, disse André.

 

O presidente da Conascon e tesoureiro do SIEMACO-SP, Moacyr Pereira, abordou a relevância da comunidade LGBTQIA+ para o Brasil e o mundo, lembrando a posição do governo Bolsonaro, que é totalmente avesso às diferenças e que deve ser confrontando. “Essas aversão do governo ajudou a eleger diversos representantes da comunidade a cargos públicos no Brasil. Atualmente temos milhões de desempregados no país, imaginem os pertencentes dessa comunidade, que tanto sofrem por conta de discriminação e que são ainda mais prejudicados (pela exclusão)”, disse.   

 

Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), agradeceu e parabenizou o SIEMACO-SP, a Conascon, o Sindicato dos Comerciários e os demais participantes. “O tema merece um debate profundo, não só técnico, mas para ser colocado e prática, contratando, de fato, essas pessoas para trabalhar, indo contra as politicas desse atual governo”, disse.  

 

Falaram na sequência a secretaria geral do SIEAMCO-SP, Marcia Adão; Cássia Bufelli (UGT); Cleonice Caetano Souza (UGT); Ana Cristina Duarte (UGT) e a diretora do SIEMACO-SP, Andrea Ferreira, que em diversas abordagens agradeceu o emprenho e a colaboração de todos os envolvidos na realização do evento, sintetizando ao final que o “objetivo agora é sair do campo das ideias e partir para a luta, implementando, na prática, na ação, tudo o que foi amplamente debatido nesse encontro”.

 

Os palestrantes convidados: Rui Monteiro Marques - Presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo; Kaleb Machado - Gerente de Diversidade e Inclusão do Carrefour; Renato Viterbo, vice-presidente Associação da Parada do Orgulho LGBT de SP; Cássio Rodrigo - Coordenador da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo; o casal: Leonardo e Paulo Borile, que compartilharam sua luta pessoal por respeito à diversidade, e Maria Aparecida da Silva - Diretora do SIEMACO São Paulo e militante do grupo “Mães pela Diversidade” , comoveram a todos com suas histórias de vida, de dor e de luta, que há tempos se levantam para explicar, conscientizar, defender e combater o preconceito e a discriminação a todos que não se enquadram no “padrão normal” de costumes na sociedade são submetidos. Ao final, ainda fizeram uso da palavra Joyce Ribeiro Pereira (UGT) e Simone Rocha (Conascon).  




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.