Doação de sangue marca a campanha0 Junho Vermelho

02/06/2021

Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade. É principalmente, um ato que salva vidas! E infelizmente, no Brasil a cultura desse tipo de doação ainda é muito fraca. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), apenas 1,6% dos brasileiros é habituado a doar sangue. Preocupada em contribuir com a mudança deste cenário, a Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP) lança o movimento “Junho Vermelho”, que tem como principal objetivo conscientizar a população deste importante gesto de amor ao próximo.

Também no mês de junho, no dia 14 é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por ser o aniversário de Karl Landsteiner, ganhador do prêmio Nobel de Medicina em 1930, pela descoberta do sistema de grupos de sangue, que possibilita até hoje a identificação da compatibilidade entre o doador e o paciente, oferecendo mais segurança no processo de transfusão sanguínea.

Para o Presidente da FECEP, Sr. Leocides Fornazza, a campanha é um convite à conscientização da importância desta ação. “Batizada de Junho Vermelho em analogia à cor do sangue, a campanha tem a finalidade de despertar nas pessoas o hábito pela cultura da doação, aumentando o número de doadores regulares e, conseqüentemente salvando mais vidas”, declarou Léo.

Em Curitiba, o processo de doação de sangue funciona por meio de agendamento na central do Hemobanco, localizada na Rua Capitão Souza Franco, 290, no bairro Bigorrilho. Para maiores informações, o interessado pode acessar o site www.hemobanco.com.br ou entrar em contato com o núcleo pelo telefone 3023-5545, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e aos sábados das 8h às 12 horas.