Valdir Vicente toma posse como Secretário Geral da CCSCS

05/07/2011

O Secretário de Políticas Públicas da UGT, Valdir Vicente de Barros, tomou posse como o novo Secretário Geral da Coordenadora de Centrais Sindicais do Cone Sul - CCSCS, em reunião Plenária realizada no dia 28 de junho. Eleito pela terceira vez como Secretário Geral, Valdir estará à frente da Coordenadora pelos próximos 2 anos, e será o responsável pela organização das Centrais Sindicais do Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai), no que diz respeito aos posicionamentos das centrais frente aos temas afetos à região do Cone Sul no que se refere a trabalho, livre circulação de trabalhadores, seguridade social, formação profissional e todos os temas que afetem a vida dos rabalhadores.
O novo Secretário Geral iniciou seu mandato convocando as mulheres para que estejam cada vez mais ligadas ao trabalho da Coordenadora, aprofundando mais e mais a sua atuação. Em seu pronunciamento Valdir Vicente destacou que o trabalho de um Secretário Geral é potencializado com a colaboração e a boa vontade de trabalhar de todos. Um coordenador deve trabalhar para todas as centrais, todas são iguais, todas têm os mesmos direitos e todas têm o mesmo poder, e sei que conto com a colaboração de todas", sentenciou, sinalizando que "nosso discurso é de esperança, e que se pode contar com as companheiras e os companheiros".
Em seu primeiro ato como Secretário Geral da Coordenadora de Centrais Sindicais do Cone Sul, Valdir entregou duas placas de homenagem e reconhecimento ao trabalho de duas lutadoras em favor dos direitos humanos, em evento subseqüente à Plenária que o elegeu, organizado pela Coordenadora, com o apoio do companheiro Andrés Larisgoitia, da CTA Argentina, e pelo Instituto de Políticas em Direitos Humanos do Mercosul, representado no evento pelo seu Diretor, Victor Abramovich, e com o apoio da Secretaria do Mercosul. A primeira foi a Sara Mendes, sobrevivente dos massacres ocorridos no Uruguai nos tempos da ditadura sofrida por aquele país, que ficou conhecido como o Caso dos Talleres Orleti. Mendes recordou o período em que a Argentina ficou conhecida pelos desaparecimentos de pessoas, engendrada por Serviços de Inteligência de vários países da América, entre eles Uruguai, Chile, Bolívia e até Brasil, e o momento atual, onde os envolvidos naqueles massacres estão sendo julgados e condenados, ainda que aos poucos.
Seguiu-se a entrega de uma outra placa da Coordenadora à Estela Carlota, presidente da Associação "Abuelas de Mayo", em referencia às passeatas que as mães dos presos políticos na Argentina realizavam na famosa Plaza de Mayo. Contou um pouco da luta destas mães e avós para reaverem seus netos que foram tirados das mãos de seus pais, e entregues para adoção em diversas partes da América e do mundo, e lembrou algumas histórias (são 104 crianças recuperadas até o momento) de reencontros dessas crianças, hoje adultas, com suas famílias biológicas.
Após o encerramento destes eventos, Valdir Vicente, acompanhado de Cícero Pereira, 1º Secretário Adjunto de Integração para as Américas da UGT, e do Secretário Geral da Confederação Nacional de Trabalhadores do Paraguai - CNT, Miguel Zayas, foram visitar dois dirigentes sindicais que se encontram em frente à companhia de saneamento do Paraguai realizando uma greve de fome, há mais de 20 dias, em favor de mais de 100 trabalhadores que foram despedidos arbitrariamente e injustamente, após muitos anos de serviços prestados à companhia. Eles exigem reintegração dos trabalhadores e a formulação de um plano de carreira que garanta uma remuneração justa e de acordo com os muitos anos de trabalho destes.
Valdir estendeu o apoio da Coordenadora à luta destes dirigentes, e entregou ao Presidente Lugo, do Paraguai, por ocasião da Cúpula Social do Mercosul, uma declaração da CCSCS de apoio à greve, juntamente com uma carta da Coordenadora com as principais reivindicação e observações dos trabalhadores do bloco com relação ao processo de Integração Regional do Mercosul.
Gustavo Garcia"