Contra a privatização dos Correios e do Setor Elétrico, UGT discute ações a serem adotadas

18/05/2021

Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) recebeu, na manhã desta terça-feira (18), Washington Santos (Maradona), presidente do núcleo trabalhista do MDB e Secretário Adjunto dos Trabalhadores Urbanitários da UGT que, juntamente com Antônio Rogério Magri, ex-ministro do Trabalho, externaram preocupação com o posicionamento do governo federal em relação as privatizações nos setores elétrico e dos correios.

Maradona expressou sua posição contrária aos argumentos apresentados para privatizar as empresas públicas que, além de não darem prejuízo aos cofres públicos, cumprem uma ação social em que nenhuma empresa do setor privado iria desemprenhar. “Qual empresa privada iria investir milhões para levar energia para comunidades afastadas dos grandes centros urbanos?”, questionou.

“Se o lucro dessas empresas fosse revertido para a modernização do setor, com certeza não estaríamos neste momento torcendo para São Pedro mandar chuva nos nossos reservatórios”, disse Maradona.

Antônio Magri foi enfático ao afirmar que é inconcebível que direitos trabalhistas históricos, conquistados a base de suor e sangue sejam dispensados da forma com que está ocorrendo. “É preciso valorizar os trabalhadores e não retirar direitos”.

Maradona ressaltou o trabalho dos correios, como uma das melhores empresas de logísticas do mundo, presente em todos os cantos do Brasil, que desempenha a função de correspondentes bancários, entrega cartão do bolsa família entre outras ações que a iniciativa privada dificilmente dará continuidade.

Washington Maradona também lembrou que é importante a UGT encampar ações em prol dos trabalhadores e trabalhadoras dos correios, como a inclusão desses profissionais no plano de vacinação contra covid-19. “São profissionais que não pararam suas atividades em virtude da pandemia e estão na linha de frente do combate a esse mal que já vitimou 437 mil brasileiros”.

Segundo Maradona, neste momento de pandemia em que milhares de pessoas estão morrendo, é pertinente o governo debater privatizações ao invés de debater a garantia da vida por meio da ampliação do sistema de vacinação da população.

Durante o encontro foi anunciado que acontecerá, para os próximos dias, uma reunião entre Ricardo Patah, presidente da UGT e José Aparecido Gimenes Gandara, Presidente da Federação Interestadual Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT), com o objetivo de discutir as ações que serão adotadas pelas entidades