A FORMAÇÃO POLÍTICO-SINDICAL COMO INSTRUMENTO DE LUTA DOS TRABALHADORES NA ATUALIDADE!

18/05/2021

A União Geral dos Trabalhadores (UGT),através da Secretaria de Organização e Formação Político-sindical, em parceria com o Instituto Solidarity Center/AFL-CIO, desde 2018, tem desenvolvido inúmeros Projetos de Formação para dirigentes dos sindicatos filiados a Central e trabalhadores (as), em todo país.

Com o objetivo de intensificar o fortalecimento dos sindicatos na base, de conscientizar os(as) trabalhadores(as) sobre seus direitos e de ampliar a atuação dos sindicatos na sociedade, o Projeto do Curso de Formação Político-sindical aborda em suas aulas temas sobre os desafios que os sindicatos e os trabalhadores(as) estão enfrentando com a política do governo federal de destruição dos direitos trabalhistas, do Papel Social do Estado, da democracia, do meio ambiente e, principalmente, a falta de uma Política Nacional de Combate a Pandemia, levando o país a atingir a triste marca de 15,7 milhões de casos e 437 mil mortes de brasileiros por Covid 19, no dia 18/05.

O próximo Curso de Formação terá início na primeira quinzena do mês de julho de 2021, será totalmente online e ministrado para os dirigentes dos sindicatos filiados a UGT das Regiões Sudeste e Sul, com aulas sobre Organização Sindical na Atualidade, Estratégias e Panorama das Negociações Coletivas; Negociação Coletiva com Cláusulas Inclusivas como desenvolvimento sustentável, gênero, raça, juventude, povos indigenas, direitos humanos e sindicais e trabalhador migrante; O Mundo do Trabalho e as Relações Capital x Trabalho nesses Tempos de Pandemia e de Novas Tecnologias; Ativismo Sindical Digital; A Comunicação na Ação Sindical; A Participação dos Trabalhadores nos Processos Políticos e Eleitorais do país, entre outros.

Para Chiquinho Pereira, Secretário de Organização e Formação Político-sindical da UGT nacional e presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, em um país com mais de 14,5 milhões de pessoas desempregadas, onde a Covid 19 já ceifou a vida de mais de 430 mil brasileiros, um país que não tem vacina suficiente para imunizar a sua população, pois o governo federal não tem uma Política Nacional de Saúde Sanitária de efetivo combate a Pandemia, a realidade dos trabalhadores e do povo se transforma em um pesadelo de mortes, fome e ampliação da miséria.

Lamentavelmente, nós temos um governo que, além de atacar os direitos dos trabalhadores, a democracia, o meio ambiente e o patrimônio nacional, se nega a implantar uma política de desenvolvimento econômico que atenda as necessidades do conjunto da sociedade, que preserve o emprego e que garanta uma vida digna e um futuro para os brasileiros. Neste contexto, a participação dos sindicalistas da UGT das Regiões Sul e Sudeste no Curso de Formação, em julho, deve ser considerada como uma prioridade, disse Chiquinho Pereira.

Informações no site da UGT Nacional:www.ugt.org.br (secretaria de organização) ou WhatsApp: (11) 95786-7816 (Luciana Helena) e (11) 94758- 6426 (Carlos Souza).