Países BRICS lideram o caminho na extensão de segurança social

27/06/2011

Falhas na economia mundial trazem grandes sentimentos de exclusão e opressão, é assim que Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), externou após participar do Painel Extensão da cobertura dos países BRICS Brasil, Rússia, Índia, República Popular da China e África do Sul, que juntos contam com mais de 40 por cento da população mundial, estão liderando o caminho na extensão de segurança social aos grupos mais vulneráveis.
Em pronunciamento realizado na Comissão de Proteção Social da OIT em Genebra no dia 13/06/11 durante sessão promovida pela Associação Internacional de Seguridade Social (AISS), o ministro Garibaldi Filho descreveu os avanços experimentados pelo Brasil nas áreas de seguridade social, saúde e assistência social, como a adesão de mais de um milhão de pessoas no programa Empreendedor Individual. Várias outras autoridades discursaram durante a reunião, entre elas a ex-presidenta do Chile e atual diretora-executiva da ONU-Mulher, Michelle Bachelet, reconhecida como uma das responsáveis pela modernização da previdência social chilena.