Comerciarios vão analisar compra do Baú pelo Magazine Luiza

21/06/2011

20/06/2011

A compra das lojas do Baú pelo Magazine Luiza vem sendo tratada com bastante cautela pelo presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e da União Geral dos Trabalhadores - UGT, Ricardo Patah. O sindicalista destaca que a união dos dois grupos cria preocupação na área trabalhista e social, pois pode representar a demissão de milhares de trabalhadores, isso porque o Magazine Luiza já anunciou que irá fechar algumas lojas do Baú.
Ricardo Patah já esta solicitando uma reunião com a direção do Magazine Luiza para exigir a manutenção dos postos de trabalho e garantias da empresa de que os trabalhadores das lojas que possivelmente serão fechadas serão reaproveitados pelo Magazine Luiza.
O presidente do Sindicato dos Comerciários e da UGT diz que o Cade - Conselho Administrativo de Defesa Econômica, ao fazer analise de fusões como essa visa apenas a questão da concentração do mercado, não levando em consideração a questão do ponto de vista social e os danos ao trabalhador, com a perda de postos de trabalho. Esse é um dos motivos pelos quais a UGT vem exigindo assento dos trabalhadores no Cade para que fusões ou aquisições de empresas também sejam analisadas levando-se em consideração o efeito social que podem causar com a possível perda de postos de trabalho", diz o sindicalista.
Patah lembra que na fusão entre o Pão de Açúcar e as Casas Bahia houve um compromisso de que os postos de trabalho seriam mantidos, e que esse acordo garantiu milhares de postos de trabalho. "Queremos do Magazine Luiza o mesmo compromisso. Compras dessa natureza normalmente recebem apoio do BNDES - Banco Nacional do Desenvolvimento Social, que usa dinheiro do trabalhador via FGTS portanto é justo que os postos de trabalho sejam mantidos. Não podemos subsidiar o crescimento das empresas a custa da perda de posto de trabalho", sentencia Patah."