De olho no 2º Congresso Nacional, encontro na UGT reúne bancários e securitários

09/05/2011

Representantes de sindicatos, federações e confederações de bancários e securitários se reuniram nesta quinta-feira (5) na sede nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

O encontro serviu de preparação para o 2º Congresso Nacional e levantou possíveis temas para serem discutidos no evento mais importante do ano para a UGT.

A reunião foi mediada por Edson Roberto dos Santos, Secretário de Finanças, Crédito e Seguros da UGT, que destacou a importância dos bancários e securitários para agregarem força ao 2° Congresso Nacional. É importante que estejamos sempre organizados para fortalecer e aumentar nossas ações na UGT, além de participarmos ativamente do 2° Congresso", disse.

Para Serafim Gianocaro, 1° Secretário Adjunto de Finanças, Crédito e Seguros, a informatização está gerando desemprego no setor bancário e isso precisa ser debatido no Congresso Nacional.

Arnaldo de Souza Benedetti, Secretário de Relações Internacionais, destacou que 17 países confirmaram presença no Congresso e que isso é um grande avanço para a "globalização" do movimento sindical. "As empresas do mundo todo se globalizaram, mas o movimento sindical ainda não. Precisamos internacionalizar o movimento sindical para agregar força e cobrar dos nossos governantes nossas bandeiras de luta. Por isso, com 17 países confirmados para o Congresso, a UGT deve comemorar", falou.

O vice presidente da UGT, Lourenço Ferreira do Prado, destacou, principalmente, as ações da UGT junto ao Congresso Nacional. De acordo com ele, a central está no centro de negociações importantes, como regulamentação dos profissionais terceirizados, ratificação da Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e estabilidade dos dirigentes sindicais.

A reunião também foi enriquecida com uma explanação de Paulo Pirassol, da secretaria geral, que mostrou um balanço da UGT desde sua fundação, em 2007. Os números mostram que a central cresceu 200% em apenas 4 anos, alcançando 909 sindicatos filiados, 43 federações e 2 confederações.

Fonte: Maurício Gomide - UGT"