Seminário da UGT divulga projeto para tirar trabalhadores da informalidade

15/04/2011

A secretaria do trabalhador nos setores informal, autônomo e microempreendedorismo da União Geral dos Trabalhadores - UGT realizou nos dias 14 e 15 de abril um seminário sobre trabalho informal. O evento aconteceu no Hotel Excelsior, em São Paulo, e teve o objetivo principal de divulgar o projeto Shopping Social, que pretende regularizar comerciantes ambulantes e tirar esses trabalhadores da informalidade.

O secretário da pasta, José Artur Aguiar, que também é presidente da Acesp (Associação dos Camelos Ambulantes e Autômonos de São Paulo) explicou que além da falta de direitos trabalhistas, os trabalhadores informais são alvos de descriminalização e marginalizados pela sociedade. Existe preconceito, porque os trabalhadores são ilegais. Mas nosso objetivo é acabar com isso e incluir todos os trabalhadores informais no mercado formal", disse.

Para que isso aconteça, José Artur apresentou projeto Shopping Social que, em parceira com o Sebrae, Banco do Povo, prefeitura e secretarias de trabalho, pretende formar shoppings populares com os comerciantes ambulantes, cooperativas de reciclagem e outros segmentos de trabalho informal. "Nós mapeamos pelo menos 20 imóveis da capital que poderiam ser usados no projeto. Inicialmente, contaríamos com cerca de 250 trabalhadores, que gerariam aproximadamente 2 mil empregos com
carteira assinada", falou.

De acordo com o secretário, muitos ambulantes são microeemprendedores e empregam até 5 ou 6 funcionários. "Por isso, o Shopping Social geraria tantos empregos formais", explicou."