Com Plenária em João Pessoa UGT da Paraíba discute documento do 2º Congresso Nacional

13/04/2011

12/04/2011

Dando seqüência a programação de preparação do seu 2º Congresso Nacional, nos próximos dias 14, 15 e 16 de julho, no Palácio de Convenções do Anhembi, na capital paulista, a União Geral dos Trabalhadores - UGT promoveu nesta terça-feira, dia 12, em João Pessoa, a Plenária do Estado da Paraíba.

Para José Silva Viera, presidente da UGT estadual da Paraíba, as plenárias que UGT vem promovendo nos estados são de grande importância para os sindicatos filiados obterem informações sobre o congresso nacional, que será realizados em julho que terá com objetivo promover modificações na estrutura sindical e criar uma agenda de desenvolvimento sustentável para o país".

"Fiquei muito satisfeito com a presença do presidente Ricardo Patah, do Secretario de Finanças Moacir Pereira, do secretário de Organização e Políticas Sindicais, Chiquinho Pereira, e toda equipe de assessores da UGT nacional que contribuíram para realização deste evento, principalmente nas informações referentes ao congresso", destacou o José Viera.

Segundo ele, "esse documento elaborado pela nacional também é importante por que nos permite fazer um trabalho com base nas necessidades locais nas áreas da saúde, educação e na luta por mais emprego, pelo desenvolvimento humano e contra o trabalho escravo, bandeiras que fazem parte do trabalho da UGT em todo país."

Para o secretário nacional de finanças da UGT, José Moacyr Malvino Pereira, um fato importante na realização destas plenárias, é que através delas está havendo uma maior aproximação da direção nacional da UGT com as entidades filiadas e isso, certamente fará com que cheguemos mais unidos no Congresso.

100 anos de Movimento Sindical no Brasil

O lançamento do livro "100 anos do Movimento Sindical no Brasil: resgate histórico e desafios futuros", foi um dos pontos altos deste primeiro dia de Plenária no Estado da Paraíba.

Com a presença de sindicalistas, autoridades políticas e educadores, a UGT apresentou oficialmente no Estado o livro, que ao mesmo tempo em que resgata a história do movimento sindical brasileiro, avança nas discussões sobre o modelo de sindicalismo que reúne as melhores condições para defender os interesses da classe trabalhadora.
O livro é resultando de um seminário realizado pela UGT em parceria com a Fundação Álvares Penteado, que reuniu renomados intelectuais com conhecimento do universo sindical.

Segundo o economista assessor da UGT, Eduardo Rocha, um dos idealizadores do projeto, "a obra está tendo uma grande penetração no meio acadêmico e tem servido como importante elo de ligação, entre o mundo do trabalho e o movimento cultural. O presidente da FETAG-PB (Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Paraíba) Liberalino Ferreira de Lucena, disse que "a UGT está de parabéns por lançar este livro que pode servir como ponto de partida para qualquer área do movimento sindical, seja no setor rural ou não."

Para o secretário de Organização e Políticas Sindicais da UGT, Chiquinho Pereira, o livro sobre os 100 anos, é uma das maiores contribuição da UGT para o mundo sindical. "A prática sindical precisa ser modernizada, e os dirigentes precisam compreender isso para enfrentar os novos desafios que despontam na nossa frente", afirmou o secretário de Organização Chiquinho Pereira. Para ressaltar a importância que o livro vem alcançando, Chiquinho Pereira, informou que ele vem sendo utilizado pelos docentes da PUC de Pernambuco e também já foi solicitado pelo Congresso dos Estados Unidos.

A Plenária da UGT Paraíba, terá continuidade na quarta-feira dia 15, quando estão previstos que os participantes se dividam em pequenos grupos para avaliarem o documento com o temário do 2º Congresso, para que sejam efetuadas suas contribuições em cada um dos cinco eixos temáticos que compõem o documento.

Joacir Gonçalves, da Redação da UGT."