Mobilização para o 2º Congresso Nacional da UGT agita o Rio Grande do Norte

11/04/2011

O planejamento estratégico foi o tema de abertura da Plenária Estadual da UGT do Rio Grande do Norte, que está sendo realizada nesta segunda-feira, dia 11 de abril, tendo continuidade na terça-feira nas dependências do Monza Palace Hotel, na avenida Senador Salgado Filho, 3.490, Candelária em Natal, capital do Estado.

O objetivo da Plenária é saber o que pensa e o que espera o trabalhador de cada região do Estado do Rio Grande do Norte e discutir com a classe trabalhadora destas regiões os rumos que queremos para o Brasil.

Para o Presidente da UGT do Rio Grande do Norte, João Maria, que também preside o Sindicato dos Padeiros do Estado,esse trabalho que UGT vem fazendo em todos os estados, não apenas aqui, mostra a cara democrática desta central, que apesar de ter pouco mais de três anos de existência, já se consolidou com uma das mais importantes deste país".

A mesa de trabalho de trabalho para abertura da plenária foi composta pelo presidente da UGT estadual do Rio Grande do Norte, João Maria, pelos dirigentes sindicais Francisco Acendino (Sindfrutas-RN), Flavia da Colônia de pescadores de Pirangi do Norte, Maria Adenise Mendonça (Sindicato dos Padeiros do Rio Grande do Norte), Aguinaldo Ângelo, da Associação dos Moradores do Monte Alegre, e Waldemar Araújo, que esteve representando o deputado federal Felipe Maia.

Ao falar sobre a UGT estadual, João Maria, disse que "estamos aqui com apenas 10 meses e estamos confiantes no futuro, pois pertencemos a uma central que está crescendo a dá oportunidade para todas as entidades sindicais. Já passei por outras centrais e posso afirmar que nunca vi um trabalho como esse de planejamento estratégico organizado pela UGT.

O presidente também lamentou neste primeiro dia de trabalho, a ausência de representantes dos poderes Executivo municipal e estadual. "Lamentamos a ausência destes representantes, que desta forma se distanciam da classe trabalhadora ao não querer discutir conosco problemas que afetam não só os trabalhadores mas a população como um todo", afirmou João Maria.

No período da tarde, os participantes do seminário foram subdivididos em cinco grupos, cabendo a cada grupo analisar um dos cinco eixos temáticos propostos pelo documento temário do Congresso e apresentar contribuições a partir da ótica local.

Os trabalhos vão prosseguir na terça, dia 12, com a presença do secretário nacional de Organização e Políticas Sindicais da UGT, Chiquinho Pereira, que além de falar sobre os preparativos para o 2º Congresso Nacional da UGT e mobilizar os sindicalistas do potiguares, participará da solenidade de lançamento do livro sobre os "100 anos do Movimento Sindical no Brasil - resgate histórico e desafios futuros", resultado de seminário com o mesmo nome promovido pela UGT em parceria com FAAP (Fundação Álvares Penteado).

Joacir Gonçalves, da Redação da UGT"