UGT prepara cartilha didática para colônias de pescadores

10/04/2011

09/04/2011

Uma cartilha com os principais problemas e que também aponte soluções para as questões que afligem as colônias de pescadores, foi um dos compromissos assumidos pela União Geral dos Trabalhadores, durante a realização da Plenária Estadual da UGT Ceará, nos dias 07 e 08 de abril, nas dependências da colônia ecológica do SESC na Praia de Iparaná em Caucaia no Estado do Ceará.

A organização das colônias tem merecido atenção especial da UGT, que entre outras ações já promoveu diversos encontros estaduais e deverá ratificar no seu 2º Congresso Nacional, previsto para os dias 14,15 e 16 de julho deste ano, a criação da Secretaria Nacional dos Pescadores da UGT, para elaborar a política e organização dos trabalhadores da pesca em todo o Brasil.

É inadmissível que aceitemos as condições de abandono a que foram submetidas as colônias de pescadores no Brasil", afirmou o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, que deverá viabilizar a marcação de uma audiência com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi e a ministra da Pesca Ideli Salvati para tratar de questões pontuais como o "seguro-defeso", emissão de RGP, entre outros. "O problema do período de defeso, no qual os trabalhadores não podem pescar para a reprodução dos peixes, é a burocracia que atrasa o pagamento, fazendo com que os pescadores fiquem de 2 a 3 meses sem receber o valor do seguro", explicou Maria Neide Batista Chaves França, presidente da Colônia de Pescadores Z41 - Iguatu.

Encontro Nacional das Colônias

Na seqüência, o secretário de Organização e Políticas Sindicais da UGT, Chiquinho Pereira propôs a realização do 1º Encontro Nacional das Colônias de Pescadoras do Brasil, que poderá ser realizado ainda neste primeiro semestre.

"A UGT iniciou o trabalho de realizarmos encontros estaduais das colônias dos pescadores. Porque temos a clareza que os problemas dos pescadores de cada estado deveriam ser solucionados em âmbito nacional. Ao final desses encontros estaduais, realizaremos o encontro nacional dos pescadores para traçarmos nossa linha de atuação junto a todos esses trabalhadores. Neste sentido, a criação do Secretariado Nacional dos Pescadores é fundamental para darmos a oportunidade de discutirmos nacionalmente os problemas das colônias dos pescadores e solucionarmos os problemas existentes frente ao Estado brasileiro, que até agora não deu nenhuma importância aos pescadores. Somente agora que a UGT abraçou os pescadores, outros agora querem entrar também, mas entram não para ajudar, mas para atrapalhar o trabalho da UGT junto aos pescadores do Brasil. Nós vamos realizar este encontro nacional e terão de nos todo o apoio possível. Os pescadores do Brasil serão tratados de forma igual a todas demais categorias que compõem a UGT", destacou o secretário de Organização Chiquinho Pereira.

Para Abraão Albuquerque Filho, presidente da colônia de pescadores de Trairi (Z4) -que conta com cerca de 3 mil pescadores filiados, "estão entrando de sola nos direitos dos pescadores. Isso é um absurdo. A UGT com certeza é uma voz que falará por nós. O Lula deu muita abertura para os sindicatos, mas estão tirando o direito das colônias representarem os pescadores do Brasil. Querem nos manter na ilegalidade, querem nos tirar o direito de representar os pescadores. Queremos garantir a representação legal das colônias dos pescadores. Há três ministérios desenvolvendo ações para os pescadores e isso cria muita confusão. Os problemas das colônias não se resumem ao seguro-defeso, mas a um universo gigantesco.Temos de fortalecer a UGT porque a UGT esta fortalecendo as colônias de pescadores. A UGT tem que lutar por nós e nós lutaremos com a UGT. Parabéns Patah, parabéns UGT. Á luta, companheiros", bradou o pescador durante a realização da Plenária estadual do Ceará.

Joacir Gonçalves, da Redação da UGT"