UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Mercosul cidadão, por Senador Paulo Paim - Zero Hora/ Site do Itamaraty


07/04/2011

Mercosul cidadão, por Senador Paulo Paim - Zero Hora/ Site do Itamaraty

Um dos sinais de amadurecimento do Mercosul é a discussão gradativa de temas ligados a educação, saúde, emprego, previdência e direito trabalhista. E isso tem gerado boas notícias para a nossa cidadania. Exemplo é o Acordo Multilateral de Seguridade Social em que os países reconhecem aos trabalhadores que tenham prestado serviços em qualquer deles, assim como a seus familiares, os mesmos direitos e obrigações em matéria de seguridade social que aos seus nacionais".

Outro avanço foi a criação de uma comissão tripartite formada por governos, empresários e trabalhadores com o objetivo de colocar em prática a harmonização da legislação a fim de evitar as discrepâncias legislativas que prejudicam, no final das contas, apenas os próprios países integrantes. O objetivo é melhorar no conjunto as condições dos trabalhadores para que haja efetiva melhoria das condições de vida em cada um dos países.

Além disso, é importante destacar a aprovação, em dezembro de 2010, do Estatuto da Cidadania, que objetiva facilitar as viagens na região, o reconhecimento de diplomas universitários, a livre circulação de pessoas, a criação de documento de identidade unificado, placas de automóveis iguais, eleições diretas para o Legislativo do bloco etc.

Nesses 20 anos de Mercosul, tivemos avanços significativos. Demos passos importantes para uma verdadeira integração, que estão garantindo ao mesmo tempo desenvolvimento econômico com justiça social. Por isso, eu entendo que não é possível pensar um sem o outro. Até porque isso é próprio do processo econômico, à medida que surgem novas oportunidades de crescimento, surge também geração de riqueza e distribuição de renda.

Como membro indicado pelo Partido dos Trabalhadores para integrar o Parlasul, tenho como meta, além de defender com carinho os interesses do Rio Grande do Sul, aprofundar a discussão de assuntos ligados aos direitos humanos, às pessoas com deficiência, aos idosos, aos negros, aos brancos, aos ciganos, aos indígenas, às mulheres, aos jovens, às crianças, aos que lutam pela livre orientação sexual, aos defensores da liberdade religiosa, entre outros. Também tomarei a iniciativa de defender a entrada democrática de outros países no bloco.

Nós, brasileiros, argentinos, uruguaios e paraguaios, percebemos, lá atrás, que as velhas rivalidades deveriam ser superadas e substituídas pela parceria e amizade. E isso está dando certo. Mesmo sabendo que muita coisa ainda precisa ser feita para a consolidação do cidadão mercossulino."


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.