Em Recife UGT abraça campanha nacional pelo desarmamento

13/04/2011

A União Geral dos Trabalhadores - UGT irá abraçar a campanha nacional pelo desarmamento, que teria início no mês de junho mas foi antecipada pelo Ministério da Justiça para o próximo dia 6 de maio. A adesão da UGT à campanha foi anunciada pelo presidente nacional da central, Ricardo Patah, durante a reunião Plenária da UGT estadual de Pernambuco, realizada em Recife, nesta quarta-feira, dia 13.

A Plenária de Pernambuco faz parte da série de 27 que serão realizadas em todas unidades da federação, incluindo o Distrito Federal, como parte do trabalho de preparação do 2º Congresso Nacional da UGT, marcado para os dias 14, 15 e 16 de julho, no Palácio de Convenções do Anhembi, na capital paulista. Os trabalhos foram iniciados pela região nordeste do país, já tendo sido realizadas plenárias nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Com a participação de expressivo número de dirigentes sindicais do estado pernambucano, a plenária reuniu ainda lideranças e autoridades políticas como o deputado Severino Ramos, presidente do Sindicato dos Comerciários de Pernambuco e o ex-deputado e ex-ministro da Reforma Agrária, Raul Jungmann, secretário nacional da Frente Brasil sem Armas e que assessora a UGT - Pernambuco , nas questões políticas e educacionais.

Para Jungmann as organizações sindicais devem concentrar suas agendas em três frentes. A primeira delas se refere a questões clássicas inerentes ao meio sindical, no quesito de manutenção e conquistas de direitos trabalhistas, a segunda deve centrar esforços para combater o neoliberalismo, cuja política principal tem como objetivo desregulamentar e zerar o jogo de proteção de defesa do trabalhador, e ainda uma terceira frente, onde se tem que repensar o mundo de trabalho, levando em consideração a questão da sustentabilidade , como forma de preservar as reservas naturais do planeta.

Com relação ao desarmamento ele disse ser consenso a questão de não queremos armas na mão de bandido. Em maio vai começar um a nova campanha de entrega de armas e seria bom que a UGT se disponha a participar.", opinou Jungmann.

Na última campanha de desarmamento, feita entre dezembro de 2008 e dezembro de 2009, foram recolhidas mais de 40 mil armas. De acordo com a ONG Viva Rio, há 14,5 milhões de armas em circulação no país. Segundo Jungmann, deste total, apenas 2 milhões estão nas mãos do poder público. "Temos que reduzir as possibilidades que outros, como o atirador da recente tragédia no Rio de Janeiro, possam ter acesso a essas armas.

O presidente Ricardo Patah afirmou que a UGT participará efetivamente desta campanha, pois na maioria das vezes as balas ditas "perdidas" acabam se voltando contra trabalhadores e pessoas inocentes".

Educação a distância

Durante o primeiro dia da plenária, o presidente da UGT de Pernambuco, Gustavo Walfrido, fez uma apresentação das atividades realizada pela estadual, com sua nova sede, jornal e web site, e também de alguns projetos como o de criar uma faculdade a distância, e assessoria técnica para formação de novas instituições sindicais para trabalhadores que ainda não se organizaram, a exemplo dos profissionais na área de design, que em parceria com a UGT estão se articulando para criação do seu sindicato.

A educação também foi destacada pelo vice-presidente da UGT nacional, Antonio Carlos dos Reis - Salim, que questionou ainda a importação de produtos da China, que estaria tirando muito empregos aqui no Brasil. "Precisamos analisar com cuidado nossa política de comércio exterior. "A Alemanha, por exemplo, é a maior exportadora de café solúvel do mundo, e no entanto, não tem nem um pé de café plantado", falou o vice-presidente chamando os participantes para um reflexão sobre este tema. Outra questão levantada por Salim, diz respeito energia nuclear, condenado os elevados custos para sua produção em detrimento de outras alternativas mais baratas e com capacidade de maior geração de energia.

A presidente do sindicato das secretarias do Estado de Pernambuco - Sinsepe, Maria Bernadete Lira Lieuthier, reafirmou a satisfação "enquanto mulher de estar participando desta mesa tão importante e por pertencer a UGT estadual que faz um trabalho brilhante. A responsabilidade de nesse evento discutir as ações e temáticas no congresso, é fundamental para eu a UGT possa sair fortalecida .

Para o Deputado estadual Severino Ramos, que também é presidente do Sindicato dos Comerciários do Recife, "a UGT é central que vai dar o ponta pé inicial para construirmos esse Brasil do futuro , que começa hoje".

Joacir Gonçalves, da redação da UGT"