Governo de São Paulo sanciona novo piso regional

02/04/2011

01/04/2011
Com a presença de dirigentes sindicais e dezenas de trabalhadores, em cerimônia realizada no Salão de Despachos do Palácio dos Bandeirantes na manhã dessa sexta-feira (1), o governador Geraldo Alckmin, sancionou o projeto de lei do novo Piso Salarial Regional, aprovado pela Assembléia Legislativa de São Paulo no dia 29 de março. O piso salarial regional foi criado em 2007, atendendo uma Lei do Governo Federal quer possibilitou aos Estados criarem pisos salariais diferenciados do salário mínimo, sempre para maior. Durante o ato de assinatura do novo piso, o governador destacou que o piso regional contribui para que os trabalhadores paulistas recebam remunerações superiores ao salário mínimo nacional, já que as condições da demanda de mão de obra e de custo de vida no estado levam, de um modo geral, a salários superiores à média do País". No mesmo decreto Alckmin, reajustou, também, o piso dos servidores públicos.
Para Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores - UGT, e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, o piso regional fará com que os sindicalistas trabalhem mais em busca da elevação dos salários de algumas categorias que ainda ganham abaixo do piso estadual. "Muitas Convenções Coletivas de Trabalho ainda tem o piso inferior ao do estadual", explica Patah, lembrando que com o novo piso regional a economia do Estado será alavancada.
O Projeto de Lei 30/2011 reajusta os pisos salariais do Estado em R$ 600, R$ 610 e R$ 620 dependendo da ocupação do trabalhador. O início de vigência é para 1º de abril. Os índices de reajuste aplicados foram de 7,14% para a primeira faixa salarial
7,02% para a segunda e 6,9% para a terceira.
O secretário do Trabalho de São Paulo e vice-presidente da UGT, deputado Davi Zaia, lembrou que as Centrais Sindicais tiveram um papel muito importante nessa conquista. "A continuidade das reuniões periódicas estabelecidas entre o governo e o movimento sindical poderá ainda trazer maiores ganhos para a classe trabalhadora", conclui.
Segundo o Governo Estadual a estimativa é de que cerca de sete milhões de trabalhadores sejam beneficiados pelo Piso Salarial Regional. Deste total 4,3 milhões serão beneficiados apenas na primeira faixa, dois milhões de trabalhadores na segunda faixa e cerca de 280 mil trabalhadores na terceira faixa.
"Com o aumento do piso os trabalhadores irão ter maior poder de compra beneficiando em especial os ganhos do setor do comércio. Esperamos que esses benefícios sejam revertidos em melhorias para os comerciários da cidade de São Paulo", diz Patah."