Trabalho decente na Copa e nas Olimpíadas

29/03/2011

Organizações sindicais internacionais e brasileiras exigem que a preparação para os eventos esportivos sigam as normas elementares da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

No dia 31 de março está programada uma conferência no Rio de Janeiro (Hotel Windsor Guanabara) com a presença do movimento sindical brasileiro junto com organizações internacionais que se mobilizaram durante outras edições dos Jogos Olímpicos e Copa do Mundo na África do Sul, China, Grécia, assim como para Londres 2012. Será uma oportunidade para trocar informações e experiências que podem ser aplicadas agora no Brasil. O programa das atividades podem ser vistos em: www.csa-csi.org.

Centenas de pessoas se reunirão na entrada do Ginásio do Maracanãzinho no próximo dia 1o de Abril para pedir por um trabalho mais decente na Copa do Mundo de 2014. Será o lançamento de uma campanha internacional liderada por organizações sindicais, ONGs e movimentos sociais internacionais e brasileiros. O evento contará ainda com a presença de representantes do governo do Brasil, das Nações Unidas e da FIFA.

A Campanha por Trabalho Decente na Copa do Mundo de 2014 é liderada pela Internacional dos Trabalhadores da Construção e Madeira (ICM), uma organização que reúne dezenas de sindicatos no mundo inteiro e da campanha Playfair, que tem o apoio da Confederação Sindical das Américas (CSA) e suas afiliadas brasileiras: UGT, Força Sindical e CUT.

A iniciativa quer garantir que a preparação e organização da Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil sigam os princípios elementares de Trabalho Decente da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Um outro objetivo é defender que os benefícios de sediar um mega evento esportivo não fiquem restritos a um número pequeno de brasileiros, mas que atinjam a todos.

Conferência Trabalho Decente na Copa: 31 de Março - Hotel Windsor Guanabara, Av. Presidente Vargas, 392 - Rio de Janeiro - a partir das 9h00

Ato de lançamento: 1º Abril - Ginásio do Maracanãzinho, Rio de Janeiro - a partir das 9h00

Mais informação: www.csa-csi.org ou pelo telefone: 11 2104.0771